A Academia Portuária de Setúbal (ACAPS) inicia a atividade em 14 de fevereiro de 2022, com duas ações de formação dedicadas aos temas: Logística de importação e exportação e Sistemas de Informação.
A primeira ação terá como formador Vítor Caldeirinha (APSS) e visa compreender os conceitos da internacionalização e das operações de importação e exportação por via marítima, bem como a elaboração do plano de alargamento dos mercados, aquisição de bens e negociação internacional das cadeias logísticas, com uma duração de 4h durante a manhã de dia 14 de fevereiro.
A segunda ação, com a duração de 4 horas durante a tarde de 14 fevereiro, aborda o tema: Introdução aos Sistemas de informação portuários, com os formadores António Ferreira (APSS) e José Carvalho (APSS). Terá como objetivo a introdução à história, atualidade e futuro dos sistemas de informação portuários, detalhando as funcionalidades, os benefícios e a iteração entre os diferentes players das cadeias de abastecimento de base marítima.
As ações de formação da Academia abrangem as mais diversas temáticas e têm como público alvo colaboradores da APSS, das empresas da comunidade portuária, stakeholders, alunos universitários e de escolas locais e população em geral, colaborando com outros portos, associações e organismos nacionais e internacionais na área da formação portuária, divulgando matérias e questões portuárias na comunidade e junto das entidades externas interessadas, criando momentos de interação entre entidades e empresas do porto e empresas logísticas.
A Academia Portuária de Setúbal funciona no edifício do Centro de Formação do Porto de Setúbal localizado junto ao terminal Multiusos Zona 1 e tem disponível duas salas de formação geridas, preparadas e equipadas para ações de formação até 10 participantes. O detalhe do programa de formação do primeiro semestre de 2022 e os contactos para inscrições está disponível em www.portodesetubal.pt
PR