Transporte Marítimo
23 março 2022

Via Navegável do Douro retoma navegação

A primeira escala de um navio hotel aconteceu hoje. Trata-se de uma embarcação que transporta 80 passageiros provenientes do Reino Unido. A viagem teve início no estuário e tem prevista a acostagem nas seguintes áreas portuárias: Porto de Lamego, cais do Pinhão, Cais de Barca D’Alva, Porto de Veja Terron (Espanha), Cais da Foz do Távora, Cais da Régua e Cais de Bitetos terminando no estuário (Porto/Gaia), numa escala de 5 dias.


Nos próximos dias estão previstos iniciarem mais cinco escalas de navegação do segmento navio hotel.
Recorde-se que quatro das eclusas da via navegável do Douro (Carrapatelo, Régua, Valeira e Pocinho) estão ativas desde o passado dia 09 de março, e a eclusa de Crestuma foi ativada hoje, antecipando os prazos inicialmente previstos.


A antecipação foi possível atendendo às boas condições climatéricas e hidrológicas deste inverno, assim como pelo reforço das equipas de trabalho por parte da EDP. Recorde-se que, no caso de Crestuma, a sua ativação estava programada para 1 de abril.


Para a APDL- Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S. A., estão reunidas as condições para que a navegação possa ser efetuada em toda a extensão do canal com a transposição das respetivas eclusas de navegação.

O Rio Douro é um dos cursos fluviais mais emblemáticos de toda a Europa. Aliás é o único com proximidade a locais classificados como Património Mundial da UNESCO. Os utilizadores da VND (Via Navegável do Douro), podem ter mobilidade no canal de navegação e território, desde o estuário (Porto/Gaia) até Barca D’Alva/Espanha nos seus 208km, com o privilégio de passar por estas cinco eclusas de navegação.

Interessa-se por Transporte Marítimo?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!