Atendendo à localização privilegiada do Porto de Setúbal e à melhoria verificada nas condições de operação e com a competitividade reforçada, o mercado da América do Sul apresenta-se, doravante, como uma oportunidade para o porto, potenciando novos negócios de exportação. A presença do Porto de Setúbal no certame revelou-se muito positiva, permitindo o estabelecimento de pontes de contato entre a administração portuária, os concessionários, as empresas e entidades interessadas em estabelecer ou reforçar negócios com Portugal através do Porto de Setúbal, quer no tráfego de mercadorias, quer na prestação de serviços.
Esta participação, reforçada pela presença do Grupo Yilport Holding, Inc., um dos concessionários do Porto de Setúbal e da AICEP Global Parques, permitiu a divulgação conjunta das infraestruturas portuárias e da capacidade dos Terminais Multiusos Zona I e II, no segmento de carga contentorizada e dos graneis, bem como dos parques logísticos BlueBiz e SapecBay.
As diversas reuniões e contactos efetuados permitiram ainda avaliar o atual estado dos negócios entre o Brasil e o Porto de Setúbal, designadamente a exportação de coils (Lusosider), vindos de Itaguaí, e a movimentação de estilha proveniente dos portos de Imbituba, Rio Grande e Santana, cargas movimentadas pela Tersado, bem como perspetivar oportunidades para incrementar estas trocas comerciais. A participação do Porto de Setúbal, à semelhança dos restantes portos nacionais realizou-se no âmbito da APP – Associação dos Portos de Portugal, o que permitiu uma presença marcada pela diferença e maior visibilidade do espaço partilhado.
PR