Como o metal incandescente, forjado para forma uma fina espada japonesa, as linhas do protótipo Lexus LF-1 Limitless têm potencial para forjar o futuro dos crossover de luxo da marca.
A Lexus foi a primeira marca do mundo a introduzir o segmento crossover de luxo, há duas décadas, marcado pela estreia mundial do RX 300, em Detroit. Desde então, este modelo continua a ser o crossover de luxo mais vendido em todo o mundo, apesar dos 50 modelos concorrentes existentes no mercado.
O protótipo Lexus LF-1 Limitless introduz um novo segmento de luxo na marca: o crossover todo de gama. Ao combinar elevadas performances dinâmicas e luxo sem precedentes, este concept é uma montra de tecnologia, inovação e representa a mais recente evolução da linguagem de design da Marca.
Este protótipo adapta-se aos diferentes estilos e necessidades dos clientes Lexus – “Limitless” por ter potencial ilimitado nas soluções disponibilizadas. Da mesma forma também as motorizações disponíveis são quase ilimitadas. Este concept poderá utilizar vários tipos de motorizações, desde o convencional motor a gasolina, às versões electrificadas híbrido e híbrido plug-in, “fuel cell” ou 100% eléctrico. Em Portugal a Lexus é única marca de luxo, com oferta de toda a gama de modelos com motorização híbrida. Em 2025, a Marca conta que todos os modelos Lexus em comercialização tenha motorização 100% eléctrica ou electrificada.
O espírito inovador do Lexus LF-1 Limitless foi criado no centro de design: CALTY Design Research, na Califórnia. O design baseia-se num conceito simples e elegante denominado molten katana , que representa a fusão das formas orgânicas do metal líquido com os ângulos afiados da tradicional espada japonesa.
"Esta é a nossa visão para um novo topo de gama, um modelo que consiga ser, simultaneamente emblemático e que tenha a capacidade de ser um crossover, sem penalizar a performance e o luxo presentes nos melhores sedan", explica Kevin Hunter, Presidente da CALTY Design Research Inc. "O conceito Lexus LF-1 Limitless incorpora tecnologia imaginativa, proporcionando uma forte conexão emocional que melhora a experiência humana, quer para o condutor, quer para os passageiros".
O modelo Lexus LF-1 Limitless apresenta proporções equilibradas. O rácio exagerado entre o quadro e o eixo confere-lhe um perfil atlético, que evoca os clássicos “grand tourer” de outros tempos, distanciando-se da típica imagem de carrinha. O habitáculo próximo do eixo traseiro e as robustas jantes de 22 polegadas, em conjunto com os poderosos para-choques, conferem-lhe um perfil atlético que reforça o posicionamento desportivo deste modelo. O tejadilho baixo e a elevada altura ao solo reforçam a ideia-base: este é um crossover concebido para elevadas performances e utilização prática.
Como acontece, actualmente, com todos os modelos da marca, a grelha do Lexus LF-1 Limitless é o elemento central. Neste caso, o conceito foi levado mais longe, com pormenores que sugerem o início da grelha na parte traseira, prolongando-se, depois, até à dianteira. A grelha tem um design tridimensional, com cores exclusivas concebidos pela CALTY. As extremidades da zona frontal irradiam desde o emblema central reforçando a forma arrojada. Não há cromados, o Lexus LF-1 Limitless utiliza luzes LED ao redor da grelha, que mediante a sua aproximação se acedem como que para lhe dar as boas-vindas.
"Modelos Lexus, como o RX, ajudaram a impulsionar a popularidade global do segmento SUV de luxo. Este novo conceito de crossover mostra um futuro que envolve um alto nível de performance dinâmica e utilidade, combinadas com um design mais emocional e emocionante que esperamos que se tornem novas referências neste segmento", Yoshihiro Sawa, Presidente da Lexus International.
O Lexus LF-1 Limitless tem uma linha claramente definida da frente para trás, começando com o para-choques, que se estende do capot à parte inferior do pilar D. Um contraste com as áreas mais complexas, por baixo, como é o caso do para-lamas dianteiro, largo e anguloso, que se funde suavemente com a porta dianteira. A partir desse ponto, a carroçaria recupera lentamente a forma, envolvendo a roda traseira, conferindo ao Lexus LF-1 Limitless o formato de garrafa coca-cola, típico dos modelos clássicos.
A traseira do tejadilho do Lexus LF-1 Limitless capta imediatamente a nossa atenção, mas há curvas e detalhes interessantes em cada detalhe da traseira. As aberturas meticulosamente esculpidas em cada canto parecem tubos de escape, mas são, na realidade, aberturas para o ar que passa pelas rodas traseiras. Os arcos acima das rodas conferem resistência às luzes esculpidas, que se estendem bem para além do metal. Acima das luzes perpetua-se o vidro, que se estende sobre os bancos traseiros de forma a estender a visão ininterrupta da paisagem.
Luxo e conforto para todos os passageiros, foi a grande preocupação da CALTY para o habitáculo. O Lexus LF-1 Limitless permanece fiel à tradição japonesa de omotenashi, ou hospitalidade, recebendo todos os ocupantes com igual destaque. O cockpit foi projectado para permitir ao condutor concentrar-se na condução, pelo que foram removidos botões analógicos entre outros, optando por formas de controlo ativadas por movimento, e por soluções minimalistas. O espaço do passageiro da frente é mais aberto, com menos controlos e um painel largo e desobstruído. Os passageiros traseiros recebem o mesmo tratamento dos da frente: mais espaço para as pernas e ecrãs individuais que lhes permitam ajustar as opções de controlo de temperatura ou entretenimento.
Os interiores caracterizam-se pelos acabamentos metálicos, uma mistura perfeita entre rosa-ouro e cobre, semelhante à cor exterior, mas com um acabamento acetinado, para uma sensação de maior conforto. Os contornos do painel de instrumentos e do volante aumentam a ligação do habitáculo ao condutor. Os contornos metálicos adicionais no interior contrastam com a pele escura dos acabamentos e com os e assentos de couro perfurado em branco chiffon.
A luz desempenha um papel fundamental no interior. A activação do botão START dá início a uma sequência perfeita na iluminação ambiente, conforme o modo de condução escolhido. As aplicações em madeira têm pequenas perfurações, mais subtis, que permitem a passagem de luz indireta em LEDs miniatura, que brilham numa variedade de cores complementares.
A tecnologia acrescenta luxo ao desempenho do Lexus LF-1 Limitless, uma vez que expande as opções do condutor. Por exemplo o modo de condução: Chauffeur, que graças à condução autónoma liberta o condutor. Na condução integrada com o condutor, todos os controlos e displays estão no volante, de forma a que o condutor se possa focar na estrada. O resultado é uma condução suave e despreocupada com a máxima eficiência e risco reduzido de acidentes.
Existe, também, um sistema de navegação em quatro dimensões. Baseia-se em sistemas tradicionais, adicionando tempo à equação. Actua como um mordomo para os ocupantes do veículo, antecipando as necessidades do motorista e dos passageiros com base na rota, tráfego e condições da estrada, ao longo da viagem. Sugere paragens para reabastecimento de combustível, descanso e restaurantes, podendo, até, fazer reservas de hotel. As informações de navegação e rota são exibidas no monitor e nos ecrãs de entretenimento dos bancos traseiros e podem ser acedidas por wireless, através de tablets e/ou smartphones.
Os controlos touch são facilmente alcançados a partir da interface do volante com sistema de navegação 4D, dos sistemas integrados de conforto e de entretenimento. Existe um painel táctil embutido na consola central que suporta reconhecimento de caracteres para a entrada de dados. Existe, também, um controlo touch na consola central do banco traseiro, que permite aos passageiros fazerem as suas próprias escolhas de conforto e entretenimento.
Com a tecnologia inovadora e assinatura de design único, o protótipo Lexus LF-1 Limitless representa um enorme potencial que permitirá à Lexus proporcionar experiências incríveis aos seus clientes.
PR