Elétricos
17 janeiro 2025

Scania, SKF e LOTS Group lançam rota para camiões elétricos

A Scania, a SKF e o Grupo LOTS estão a colaborar para promover a logística sustentável com o lançamento de uma das rotas mais longas da Europa para veículos elétricos a bateria (BEVs).

Espera-se que a rota, operada em parceria com a Ahréns Åkeri, reduza significativamente as emissões. O objetivo é alcançar uma redução de 97% nas emissões de dióxido de carbono e, ao mesmo tempo, otimizar a eficiência do transporte, com 85% da quilometragem anual do veículo concluída com cargas completas.

A rota cobrirá um total de 221.000 km por ano, resultando em uma economia de 298 toneladas de emissões de CO₂. Isso equivale às emissões anuais de CO₂ da Suécia de 210 carros de passageiros. A iniciativa demonstra que a implementação do transporte elétrico é uma estratégia viável para a criação de soluções logísticas sustentáveis. Na Europa, 60% de todo o transporte rodoviário de mercadorias percorre mais de 300 km por dia, o que demonstra que mesmo as partes mais complexas e extensas do sistema de transportes têm potencial para eletrificação.

Colaboração para reduzir as emissões

"Esta parceria é um passo significativo na transição para uma logística sustentável. Por meio da colaboração entre compradores de fretes de transporte, transportadoras e parceiros de cobrança, não estamos apenas a reduzir as emissões, mas também a maximizar a utilização, o que é fundamental para um transporte economicamente sustentável. O nosso objetivo é que isso se torne uma referência para futuras soluções logísticas na Europa", diz Johan Palmqvist, diretor administrativo da Europa do LOTS Group.

"Essa colaboração ajuda-nos a garantir transportes energeticamente eficientes e ecologicamente corretos para os nossos clientes, que apoiam a nossa ambição de alcançar um impacto climático líquido zero em toda a cadeia de valor", diz Måns Isacsson, gerente de logística da SKF Sverige.

Parceria

O objetivo é criar loops recorrentes com volumes garantidos e alta utilização de veículos para reduzir o risco financeiro de investir em tecnologia verde. Dessa forma, o projeto mostra que a logística sustentável pode ser ecologicamente correta e económica. O plano de implementação de veículos elétricos é faseado, com fluxos a serem verificados no início de 2025 e operação em grande escala planeada para meados do ano.

Hampus Ahrén, Gerente de Operações da Ahréns Åkeri, diz que “ao garantir a utilização total da capacidade em ambas as direções e o carregamento otimizado, não apenas vemos benefícios ambientais significativos, mas também uma melhoria substancial na eficiência operacional. Contratos de longo prazo e volumes estáveis permitem-nos investir em tecnologia verde, tornando essa parceria sustentável e economicamente vantajosa."

A parceria validará todos os parâmetros operacionais, incluindo a otimização do uso de energia, o preço da eletricidade e a maximização da utilização do veículo, antes da transição para operações completas de dois turnos.

"Na Scania, estamos entusiasmados em ver como a colaboração entre os principais players industriais abre caminho para o transporte elétrico e redefine o sistema de logística como um todo. A parceria entre a SKF, a LOTS e a Scania demonstra que o transporte de carga com veículos elétricos a bateria é viável, não apenas para rotas urbanas mais curtas, mas também para transporte pesado e de longa distância. Esta parceria está alinhada com o propósito da Scania de impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável", diz Gustaf Sundell, chefe de empreendimentos e novos negócios da Scania.

PR

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