No dia 29 de Janeiro, a DB Schenker, um dos principais fornecedores mundiais de serviços logísticos e líder de mercado no transporte terrestre europeu, recebeu os primeiros dez camiões eléctricos de longa distância da MAN Truck & Bus, em Munique, para se juntarem à sua frota.
Imediatamente após a entrega cerimonial dos veículos por Friedrich Baumann, membro do Conselho de Vendas e Soluções para o cliente da MAN Truck & Bus, a Cyrille Bonjean, vice-presidente executivo de Transporte Terrestre da DB Schenker na Europa, os próprios motoristas transferiram os seus novos camiões para as respetivas localizações da DB Schenker em toda a Alemanha. A partir daí, os tratores de semirreboque MAN eTGX Ultra, que foram especialmente desenvolvidos para requisitos de alto volume de carga e permitem o uso de megarreboques correspondentes com uma altura interna de três metros, estarão na estrada.
Esses reboques têm sido usados especificamente no segmento automóvel há anos, mas também em outras áreas com altos requisitos de espaço de carga. O elevado volume de carga ajuda a tornar o transporte mais amigo do ambiente e, em combinação com o MAN eTGX Ulra Low Liner totalmente elétrico, reduz de forma sustentável as emissões de CO2. A DB Schenker e a MAN concordaram, em carta de intenções (LOI) em 2023, que 100 dos camiões elétricos serão adicionados à frota até 2026.
Durante a entrega do primeiro MAN eTGX, as duas empresas também assinaram uma nova carta de intenções para a entrega de 50 MAN eTGL. O camião totalmente elétrico de 12 toneladas para transporte urbano de mercadorias, que pode ser encomendado a partir de abril de 2025 e destina-se a complementar a frota elétrica da DB Schenker na logística de distribuição.
"Estamos muito orgulhosos de que os primeiros dez MAN eTGX estejam agora em uso logístico diário para a DB Schenker. A descarbonização sustentável do transporte de mercadorias é o nosso objetivo comum. O novo MAN eTruck não é apenas livre de CO2 localmente, mas também atende aos diversos requisitos de nossos clientes. O transporte de volume é um exemplo disso. Nenhum outro trator de semirreboque elétrico produzido em série no mercado oferece uma distância entre eixos tão curta com capacidade máxima de bateria para reboques com uma altura interior de três metros. O facto de a DB Schenker também querer confiar na MAN para o transporte de distribuição elétrica com o eTGL confirma que o nosso portefólio de eTrucks oferece a solução certa para todos os setores de transporte", explica Friedrich Baumann, membro do Conselho Executivo de Vendas e Soluções para Clientes da MAN Truck & Bus.
PR