Quem o explica é a Goodyear, que destaca os benefícios dos pneus de baixa resistência ao rolamento (LRR). Para uma frota de transporte, o custo médio do pneu representa 3% do TCO, mas, na realidade, esse pneu pode ter uma influência de até 40%. Ao manter a resistência ao rolamento o mais baixa possível, os níveis de emissões e a eficiência de combustível do veículo são directamente afectados.
"Uma frota de 100 camiões que utilizem uma gama LRR, como o Goodyear FUELMAX GEN-2, pode reduzir o seu TCO em aproximadamente 40 000€ por ano, através da poupança de combustível, mantendo elevados níveis de quilometragem" esclarece Ben Glesener, Director Regional de Tecnologia para Veículos industriais da Goodyear na EMEA.
A concepção deste tipo de pneu é um processo complexo, dado que há uma grande quantidade de elementos que podem afectar a resistência ao rolamento. A Goodyear atenta no desenho do perfil da banda de rolamento e as formas de optimizar os níveis de deformação do pneu, causada pelas forças de carga e de movimento, assim como no recurso a matérias-primas avançadas. A Goodyear também está na vanguarda no desenvolvimento de algoritmos inteligentes, que preveem as avarias relacionadas com os pneus antes que estas possam ocorrer, optimizando ainda mais a sua vida útil e, por consequência, poupando dinheiro ao utilizador. Inúmeros clientes afirmam que a monitorização em tempo real dos pneus, e a capacidade de planificar a manutenção dos pneus de forma proactiva, tiveram um impacto positivo na pegada de carbono, assim como no TCO, dos seus veículos.
"Quando falamos de sustentabilidade e pneus, não acredito que dediquemos tempo suficiente a explicar o valor acrescentado dos pneus LRR, assim como a importância do controlo e manutenção adequados dos pneus", afirma Grégory Bourcharlat, Vice-Presidente de Veículos Industriais da Goodyear. "Manter o pneu com a pressão adequada melhorará ainda mais a resistência ao rolamento, e, assim, o veículo consumirá menos combustível e terá menos avarias”. Soluções avançadas, como o sistema de controlo da pressão dos pneus da Goodyear, não só informarão sobre a pressão dos pneus em tempo real, como evitarão problemas relacionados com os pneus antes de estes acontecerem. O algoritmo desenvolvido internamente, denominado G-predict, enviará um alerta ao condutor e ao gestor de frota, sempre que a pressão dos pneus não esteja correcta, e indicará a gravidade do problema com um código de cor simples, para que se possa ser tomada a acção devida
A empresa continua a melhorar a oferta de acordo com as expectativas emergentes, trabalhando com novas tecnologias, designs inteligentes e materiais inovadores, para ajudar os clientes no esforço para reduzir as emissões. "Nos camiões, nas zonas urbanas, os pneus podem ser responsáveis por até 20% das emissões de CO2," explica Ben Glesener.