Pneumáticos
10 fevereiro 2021

Michelin alarga gama X Multi Energy 

 

Desde o início do mês que estão disponíveis os novos pneus Michelin X Multi Energy Z e D 315/80 R 22.5, que complementam a gama formada pela medida 315/70 R 22.5, lançada em 2018. O Michelin X Multi Energy constitui a primeira gama de pneus dedicada ao transporte regional que melhora a eficiência em termos de consumo de combustível e das emissões de CO2, ao mesmo tempo que oferece um elevado rendimento quilométrico e uma ótima segurança, destacando-se pela sua polivalência de utilização.

A baixa resistência ao rolamento dos pneus Michelin X Multi Energy Z e D 315/80 R 22.5 permite:

  • Uma poupança no consumo de combustível de até 0,7 litros por cada 100 km(1) por comparação com a gama Michelin X Multi.
  • Uma redução das emissões de até 1,82 kg de CO2 por cada 100 km(1) .

A eficiência em termos de consumo, combinada com o elevado rendimento quilométrico, proporciona às frotas uma redução da pegada ambiental e permite otimizar os custos, ao mesmo tempo que responde às expetativas dos fabricantes de camiões, sujeitos à norma VECTO relativa ao nível de emissões.

Toda a gama Michelin X Multi Energy beneficia da marcação 3PMSF, o que garante um elevado nível de aderência em todas as condições climatéricas.

Para tornar realidade o visão "Tudo Sustentável" do Grupo Michelin, a gama Michelin X Multi pode ser reesculturada e recauchutada, para optimizar os custos das empresas e minimizar o impacto sobre o meio ambiental, reduzindo o consumo de recursos naturais e a pegada de carbono.

As performances da gama são obtidas graças a quatro tecnologias patenteadas pela Michelin: 

  • Topo da estrutura da carcaça envolta por um cabo de aço enrolado numa espiral em contínuo: superior estabilidade da carcaça, estrutura mais resistente, maior capacidade de carga, desgaste mais uniforme. 
  • Prestações concebidas para durar, com uma escultura evolutiva que permite uma regeneração com o uso: mais fechada quando o pneu é novo, para reduzir o impacto sobre a resistência ao rolamento, e com canais que se vão abrindo com o desgaste para manter um elevado nível de aderência durante toda a vida útil do pneu. 
  • Nova geração de cabos de aço mais resistentes: superior protecção contra a oxidação, elevado poder de flexão, para uma menor fatiga, menor aquecimento da carcaça. 
  • Talão reforçado com uma capa de nylon de alta resistência, que envolve os aros metálicos: permite uma maior resistência à fadiga da carcaça na zona do talão, e assegura uma superior taxa de recauchutagem. 

(1) Cálculo comparativo entre um equipamento MICHELIN X MULTI ENERGY Z e D 315/80 R 22.5 X vs MICHELIN MULTI Z e D 315/80 R 22.5. Valor certificado graças à ferramenta de cálculo VECTO, comparando o consumo de combustível e as emissões de CO2 de uma unidade tratora standard 4x2 + semi-reboque de 3 eixos (com neutralização do efeito do reboque) em percursos de curta distância (50%) e percursos de longa distância (50%), com carga de referência standard.
Interessa-se por Pneumáticos?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!