Quando em 6 de abril de 1946, a Mabor inaugura, em Lousado, a sua primeira fábrica e no mesmo dia apresenta o primeiro pneu da marca, que era também primeiro pneu produzido em Portugal, estava longe de “imaginar” que, 75 anos depois, a marca continuaria viva, a «rolar» nas estradas e a ser uma referência em Portugal e no Mundo.
Com um percurso muito associado à competição automóvel, a Mabor distingue-se desde sempre pelo pioneirismo e pela inovação em termos de campanhas de publicidade e marketing. É à Mabor, segundo reza a história, que se fica a dever a introdução das primeiras placas de publicidade exterior em Portugal.
Para além do pioneirismo nas campanhas de marketing e publicidade, o percurso da Mabor distinguiu-se também pela ligação ao desporto automóvel. Foi durante a década de 50 que a Mabor iniciou esta forte ligação que manteve durante mais de 3 décadas, destacando-se não só a nível técnico e de performance, mas também enquanto marca, publicitando os maiores circuitos e competições da altura.
A partir desta época passa a ser impossível dissociar a marca do meio automobilístico português. Uma associação que se manteve ao longo de várias décadas e que ainda hoje se mantém bem viva nas memórias de muitos portugueses aficionados pelo desporto automóvel.
Nesta ligação ao desporto automóvel, de destacar a participação e o triunfo da Mabor no icónico Troféu Datsun 1200, em 2004, com um carro totalmente decorado com as cores da marca.
Em 1990, o Grupo Continental cria uma joint-venture com a Mabor e a marca passa a fazer parte do universo do Grupo. Dois anos depois, a Continental AG adquire a maioria do capital.
Num modelo exemplar de longevidade, que não é comum a muitas marcas, a Mabor é um dos principais símbolos do setor automóvel em Portugal e “é muito interessante perceber que, 75 anos depois, continua viva e a ser muito acarinhada pelos portugueses”, destaca Pedro Teixeira, diretor geral da Continental Pneus Portugal.
No ano em que se assinalam 75 anos do lançamento no mercado do primeiro pneu Mabor, os níveis de notoriedade que ainda hoje a marca alcança são “um case study, sendo líder destacada no seu segmento de mercado. O sucesso da Mabor reside também na sua íntima ligação à história de Portugal, tendo acompanhado várias gerações”, refere Pedro Teixeira.
O diretor geral da Continental Pneus Portugal, Pedro Teixeira, destaca a forma como a Continental tem vindo nos últimos anos a reforçar a importância da marca no sector, impulsionando o valor que a mesma tem para Portugal, devido à sua história e tradição. “A Mabor é responsável por um capítulo magnífico na história do nosso país. Representa o espírito empreendedor, ambicioso e arrojado dos portugueses. E a Continental com o know-how e a visão estratégica que desde sempre lhe são reconhecidos, não desperdiçou este magnifico capital e tem sabido posicionar e renovar a Mabor para que esta continue a dar cartas nos próximos 75 anos”.
Pedro Carreira, Presidente do Conselho de Administração da Continental Mabor disse “o dia 6 de abril de 1946, data da inauguração oficial da Mabor, foi um dos primeiros marcos históricos na produção de pneus em Portugal. Prestamos a nossa homenagem, aos seus fundadores e todos os colaboradores pois sem eles a nossa empresa, Continental Mabor, provavelmente não existiria. Foram pioneiros e audaciosos no seu tempo. E esse espírito tem passado de geração em geração e ainda se mantém nos nossos dias”.
Para assinalar a data, a Mabor vai lançar uma ilustração alusiva a estes 75 anos, da autoria de Rui Ricardo (http://www.rui-ricardo.com). Natural do Porto, Rui Ricardo revelou desde cedo os dotes no desenho e as suas primeiras publicações foram aos 15 anos.
O seu interesse e paixão pela ilustração e banda desenhada, fê-lo seguir uma carreira artística e, quando estava a concluir o curso de Designer Gráfico, na Faculdade de Belas Artes do Porto, já tinha quatro livros de banda desenhada publicados. O convite de uma produtora televisiva levou-o ao mundo da animação e da criação de cenários digitais para “Major Alvega”. Depois de oito anos a trabalhar neste campo, resolveu dedicar-se exclusivamente à ilustração. A maior parte do seu trabalho é de ilustração editorial e tem colaboração publicada em diversos jornais e revistas pelo mundo fora: FHM, Men’s Fitness, The Times, The Telegraph, The Mail on Sunday, GQ, Popular Mehanics, Marketing Week, entre muitas outras. Realizou também trabalhos para entidades tão diversas como a Unicef, Hasbro, Oxford University Press, Pearson, Usborne, Vodafone, FNAC, Samsung.
Mabor - A História
- 1940 – Registou-se, uma empresa, a ser instalada em Lousado, pioneira no fabrico de pneumáticos em Portugal. Uma vez que esta indústria não estava desenvolvida em Portugal, a Mabor contou com a General Tire e Rubber Company como parceiro para entre outros, fornecer assistência tecnológica e maquinaria especializada.
- 1946 – A Mabor inaugura, em Lousado, a sua primeira fábrica e no próprio dia da inauguração apresenta o primeiro pneu da marca, vulcanizado mês anterior (março). Este foi também primeiro pneu produzido em Portugal.
- Década de 50 – É durante esta década que inicia a sua aposta no mundo dos desportos automóveis, tornando-se uma importante referência nacional nesta área. A Mabor destaca-se nas competições automóveis, não só a nível técnico, mas também enquanto marca, publicitando os maiores circuitos e competições da altura. A partir daqui passa a ser impossível dissociar a marca do meio automobilístico português. Os maiores pilotos da altura, como era o caso de Vasco Sameiro, corriam com pneus Mabor.
- 1968 – Mabor abre uma nova fábrica, nas proximidades, o que se torna expressão do seu crescimento tanto no volume de vendas, como no reconhecimento.
- Década de 70 – A Mabor volta a investir nas competições automóveis, desta vez através dos ralis. O background da marca nas competições em circuito deu-lhe credibilidade e fez com que os pilotos de rali confiassem na mesma. O gosto que os representantes da marca Mabor mostravam pela competição levou a mesma a criar o Troféu Mabor, uma prova que estava inserida no Campeonato Nacional de Ralis.
- Década de 80 – Após a suspensão das competições, devido à crise do petróleo, a Mabor voltou a promover a prova da marca, o Troféu Mabor.
- 1990 – A Continental AG e a Mabor decidem constituir uma nova empresa para a produção de pneus: a Continental Mabor. A Mabor e a Continental Mabor constituem-se como empresas autónomas e independentes sendo a primeira acionista da segunda. (Os terrenos foram assumidos, via contratos, pela segunda. A Mabor, enquanto empresa continuou com os restantes bens imóveis e com as outras empresas (Polímeros do Ave, Têxtil Artificial do Porto, ITA, Mabor Angola, Mabor Moçambique) e a área de vendas de pneus da marca Mabor, com delegações na zona Norte, Centro e Sul.
- 1992 – A Mabor vendeu as suas posições na ITA à Continental e a área de vendas e efetuou a fusão da área comercial dos pneus Mabor com Scrimex. A marca de pneus Mabor passa a pertencer a 100% à Continental.
- 1996 – A Mabor celebra meio século de existência no mercado.
- 1999 – A Volkswagen ganha exclusividade de distribuição de pneus Mabor na Alemanha.
- 2002 – O volume anual de vendas de pneus Mabor excede a marca de 1 milhão.
- 2007 – Início da distribuição exclusiva na Europa Oriental e Áustria, através da Porsche.
- 2008 – A Mabor lança o pneu Sport Jet 2, o sucessor do Sport Jet
- 2014 – É lançado o mais recente pneu da Mabor, o Sport Jet 3, no Autódromo do Sameiro, em Braga
- 2020 – Regressa às grandes competições desportivas, desta vez no relvado, ao patrocinar o Belenenses SAD. De recordar que a Mabor já tinha estado presente no futebol, já que na época 1996-1997 e 1997-1998 foi Sponsor Oficial do Boavista Futebol Clube.
- 2021 – Marca assinala 75 anos
PR