Este é o quarto ano consecutivo que a Bridgestone EMEA conquista este reconhecimento, posicionando-se no top 1% das cerca de 130.000 empresas avaliadas globalmente pela EcoVadis, que avalia as organizações em quatro áreas principais: Ambiente, Trabalho e Direitos Humanos, Ética e Compras Sustentáveis. As pontuações são atribuídas com base na qualidade dos sistemas de gestão de sustentabilidade e no compromisso das empresas com a transparência em toda a cadeia de valor. Em 2024, a Bridgestone EMEA obteve a pontuação máxima de 100% na área de Ambiente.
“Este ano, o nosso resultado reflete o excelente trabalho realizado em toda a Bridgestone, especialmente pelos nossos esforços na área de Ambiente, que alcançaram uma pontuação notável. Esta classificação Platina é um grande marco, mas não significa que a nossa missão está concluída. A avaliação da EcoVadis não só destaca o progresso e as conquistas da Bridgestone em sustentabilidade, como também orienta as áreas onde ainda podemos melhorar,” afirmou Laurent Dartoux, management board chair e group president da Bridgestone EMEA.
Destaques de sustentabilidade em 2024
A classificação Platina da Bridgestone EMEA resulta do compromisso contínuo da empresa em evoluir na sua abordagem à sustentabilidade. Estas iniciativas estão integradas no Modelo de Negócio Sustentável da Bridgestone e são guiadas pelo compromisso corporativo Bridgestone E8 Commitment.
A conquista de 2024 coincide com vários destaques recentes em sustentabilidade. Um dos principais marcos é a redução de 66% nas emissões de dióxido de carbono equivalente nas fábricas da Bridgestone EMEA, em comparação com os níveis de 2011, conforme indicado no Relatório de Emissões de Gases com Efeito de Estufa de 2023, verificado de forma independente.
Outras iniciativas recentes de sustentabilidade incluem: um acordo com o Grupo BB&G e a Versalis para criar um ecossistema de reciclagem em circuito fechado na Europa, transformando pneus usados em novos pneus; a apresentação do Potenza Sport ᴀ para o Audi eTron, o primeiro pneu Bridgestone produzido em larga escala com 55% de materiais reciclados e renováveis certificados pelo ISCC PLUS; projetos de sustentabilidade social e responsabilidade corporativa focados na segurança rodoviária e no voluntariado em comunidades locais por toda a Europa, Médio Oriente, África e Américas.
A Bridgestone EMEA obteve pela primeira vez o estatuto Platina da EcoVadis em 2021. A empresa foi avaliada pela EcoVadis pela primeira vez em 2015, recebendo inicialmente a classificação Prata, posicionando-se entre os 12% melhores negócios globalmente. Desde então, subiu gradualmente no ranking, atingindo o top 7% em 2016, o top 4% em 2018 e a classificação Ouro em 2019.
PR