A utilização do gás natural no transporte terrestre está a consolidar-se a nível europeu. A Natural & bio Gas Vehicle Association Europe (NGVA) registou um crescimento do uso do GNL em 348% desde 2013 e, marca uma previsão para 2030 de 400.000 camiões de GNL.
A Scania, como fabricante líder em combustíveis alternativos, com mais de uma década no desenvolvimento de motores desenhados do princípio ao fim para funcionarem com gás, notou este aumento. “Actualmente, o gás natural e o biogás são a única opção de combustível para ajudar na descarbonização do transporte pesado de mercadorias e passageiros. A venda de veículos Scania movidos a gás cresceu exponencialmente, apresentando uma margem de crescimento considerável. O pedido de informação e ofertas relacionadas é constante. Relativamente a 2019, esperamos duplicar as nossas vendas de combustíveis alternativos. Para a Scania, este combustível nem sequer é algo novo, porque desenvolvemos motores de gás há mais de uma década e já trabalhamos com este combustível desde o princípio do século”, comenta Manuel Arias, responsável pela sustentabilidade da Scania Ibérica.
É manifesto o crescente interesse por este combustível e muitos transportadores estão mesmo a pensar começar a utilizá-lo e seguir a senda de algumas empresas que possuem já uma percentagem elevada da sua frota a circular com gás.
Face a esta situação, são muitas as perguntas de qualquer transportador na hora de mudar para o gás. São estas as principais vantagens do gás natural como combustível para veículos:
- Rentabilidade, resultante sobretudo do menor consumo do veículo face ao equivalente diesel e pelo preço do gás natural, como combustível.
- Redução das emissões de CO2 até 15-20% no caso do gás natural e até 90% no caso do biogás. São estas as emissões que produzem efeito de estufa e aceleram o aquecimento global do planeta.
- Redução extra das emissões reguladas pelas normas Euro: NO2 em 100%, NOX em 80%, PM (partículas em suspensão) em 96% e SO2 (dióxido de enxofre) em 100%*. São estas as emissões que se acumulam nas cidades onde são produzidas, afetando negativamente a saúde das pessoas que as inalam.
- Autonomia até 1600 km na gama actual de motores Scania, que abrange desde 280 CV a 410 CV.
- Redução das emissões de ruído até 50%*. Este factor é importante, sobretudo no que se refere à distribuição nocturna de mercadorias. Possibilidade de cumprir com a normativa PIEK sobre o nível de ruído.
- Redução do consumo de combustível.
- Acesso a cidades europeias com restrições, devido a contaminação elevada.
- Imagem de empresa sustentável, comprometida com o meio ambiente através da adopção deste combustível.
Existem actualmente 11 postos de abastecimento de gás natural a operar em Portugal. Em Espanha existem mais de 144, entre postos públicos e privados. O resto da Europa tem milhares de postos de GNC e estão em permanente crescimento os postos de GNL. Estes números estão a aumentar progressivamente, tal como confirma a Associação Ibérica do Gás Natural Comprimido e do Gás Natural Liquefeito (GASNAM). Não restam dúvidas de que o facto de existir ou não uma infra-estrutura é determinante para popularizar este combustível alternativo.
A Scania coloca à disposição dos utilizadores um site na Internet https://contacto.scania.pt/scania-gas/ para que estes possam ser informados das opções que a marca lhes pode proporcionar no gás e resolver as suas inquietações sobre o assunto.
PR