Pesados
25 março 2021

Scania mostra evolução nas metas climáticas

Nas suas próprias operações, a Scania já reduziu a sua pegada de carbono em 43% em relação aos níveis de 2015, através do aumento da eficiência energética, da redução do desperdício de energia e da transferência para as energias renováveis. Isto significa que a Scania está no caminho certo para atingir a meta de redução de 50% até 2025.

“Estamos na vanguarda dos planos para a redução da pegada de carbono das nossas actividades globais, maioritariamente graças à nossa transição para a electricidade livre de energia fóssil em todos os nossos locais de produção, que alcançámos durante 2020", referiu o presidente e CEO da Scania, Henrik Henriksson.

A Scania também se comprometeu em reduzir as emissões de CO2 nos produtos que comercializa em 20 por cento até 2025, tendo o ano de 2015 como referência.

“Também verificámos uma evolução na redução das emissões durante a utilização dos nossos veículos, que constitui mais de 90 por cento do total das emissões durante o ciclo de vida completo“, continuou Henriksson. Actualmente, a Scania está nos 95,8%, uma redução de pouco mais de 4%. Começando com 100% em 2015, a Scania tem por objectivo alcançar os 80% o mais tardar até 2025. A pegada de carbono dos produtos que a Scania utiliza são medidas do “Well to wheel”, ou seja, são consideradas as emissões geradas na produção do combustível ou da electricidade.

Todavia, a Scania continua a trabalhar em estreita colaboração com os clientes, concentrando-se na eficiência energética da cadeia cinemática convencional e aumentando a participação dos biocombustíveis, produzindo um efeito imediato e retroactivo sobre a frota de veículos em circulação.

A marca está apostada em aumentar os volumes de veículos elétricos, com pelo menos uma nova aplicação de produtos eléctricos lançados comercialmente todos os anos no segmento de autocarros ou camiões.

“As nossas metas climáticas estão profundamente incorporadas nas decisões diárias que tomamos na empresa. São fundamentais para a nossa estratégia e fazem parte das nossas metas corporativas. São a nossa ‘Estrela do Norte’ – uma guia que nos mostra o rumo que devemos seguir. Procuramos melhorar continuamente o desempenho ambiental dos nossos produtos, processos e serviços”, concluiu Henriksson.

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