O "Green Truck" é organizado pelas revistas comerciais alemãs "Trucker" e "Verkehrs- Rundschau", e o teste de 2021 não foi menos extenuante do que os dos anos anteriores. Os organizadores estipularam um peso bruto máximo de 32 toneladas e até 430 cv para os camiões que percorreram a pista de teste de 342,8 km a norte de Munique.
Este ano, a Scania introduziu um tractor R 410 que conseguiu obter um resultado de teste que deixou todos os outros para trás: o consumo médio do camião foi medido em 23,53 litros por 100 km, ao mesmo tempo que a Scania também conseguiu a maior velocidade média, atingindo 80,60 km/h. Não é uma pequena proeza, visto que partes da pista de teste são bastante desafiantes, com colinas íngremes.
Os testes são rigorosamente monitorizados e são realizados em estradas públicas com uma mistura entre autoestradas e estradas rurais. As condições que podem influenciar os resultados, tais como o tráfego e as condições meteorológicas, são compensadas pela utilização de um camião de referência. Todos os camiões têm a mesma marca de pneus, com o mesmo desgaste e pressão.
Este Scania R 410 é "verde" em todos os aspectos: é o mais recente dos cinco camiões Scania que ganharam o cobiçado título "Green Truck", um teste anual da imprensa alemã considerado o campeonato mundial em baixo consumo de combustível e eficiência de transporte para camiões de longo curso.
“Conseguir fornecer os camiões mais eficientes não é apenas parte do ADN da Scania e algo por que nos esforçamos sempre; é também extremamente importante para combater as alterações climáticas e alcançar os nossos ambiciosos objectivos de base científica”, referiu Dorski. “Embora a electrificação esteja a caminho, precisamos dos motores de combustão mais eficientes para alcançar os objectivos do Acordo de Paris, algo em que a Scania está empenhada.”
A Scania reuniu em Abril de 2021 os seus cinco vencedores do "Green Truck" para uma oportunidade fotográfica e de celebração. Os antigos camiões de teste da imprensa têm uma segunda vida útil como veículos de teste para I&D da Scania em Södertälje – não há hipótese de reforma, independentemente de ser bem merecida.
A Scania considera que os testes da imprensa são um factor altamente significativo no seu processo de desenvolvimento. Isso é igualmente de enorme importância para os potenciais compradores de camiões, uma vez que os testes da imprensa e as avaliações realizadas por jornalistas independentes constituem, na realidade, a informação mais relevante do consumidor disponível no mercado.
“Algumas pessoas podem pensar que os camiões de teste da imprensa são «preparados» ou de alguma forma produzidos intencionalmente; não são”, esclareceu Stefan Dorski, Vice-Presidente Sénior e dirigente da Scania Trucks. “São camiões de produção regular, tal como os que podem ser encomendados pelos nossos clientes. Estão reconhecidamente bem conservados e em bom estado, mas isso é algo que recomendamos a todos os proprietários de camiões. O aspecto realmente fantástico sobre o "Green Truck" e outros testes da imprensa é que estes vencedores da Scania são da mesma raça de camiões que os nossos clientes utilizam nas suas operações diárias.”