Pesados
21 maio 2024

Scania trilha condução autónoma no segmento da mineração

A realização do transporte autónomo está a dar passos largos à medida que a Scania recebe pedidos de empresas com atividade mineira para soluções com condução autónoma através de veículos pesados com caixa basculante de 40 toneladas para mineração.

Como primeiro passo, a Scania iniciará as vendas destas soluções de transporte autónomo em minas na Austrália, com as primeiras entregas e início da operação programados a partir de 2026. O próximo mercado em linha provavelmente será a América Latina, uma região onde a Scania tem uma presença significativa no segmento de mineração.

"A transição da pesquisa e desenvolvimento para o lançamento de um produto comercial é um marco importante para nós e para o transporte pesado autónomo em geral. Este é o produto mais avançado que a Scania colocou no mercado até agora", diz Peter Hafmar, vice-presidente e chefe de soluções autónomas da Scania.

As minas têm sido vistas como um dos ambientes mais promissores para veículos autónomos, pois podem contribuir para condições de trabalho mais seguras e operações mais eficientes.

As soluções de mineração da Scania com camiões menores e de classe civil também têm vantagens potenciais gerais em relação aos camiões de transporte pesado tradicionais do setor, tanto em termos de emissões quanto de produtividade. Ao utilizar os camiões de mineração autónomos da Scania, a pegada geral de mineração, incluindo requisitos de energia e infraestrutura, pode ser reduzida, o que significa que as despesas de capital e operacionais também podem ser reduzidas em locais adequados.

Os camiões autónomos da Scania também podem ser facilmente instalados com uma configuração de operações já existente nas minas, graças à sua interoperabilidade com outros sistemas e veículos.

"Outro benefício da nossa solução é que ela permite que as mineradoras dêem mais rapidamente o próximo passo em direção às operações com emissão zero. É mais fácil eletrificar as operações com os camiões autónomos da Scania em comparação com os camiões pesados tradicionais", diz Hafmar.

Nos últimos dez anos, a Scania investiu fortemente no desenvolvimento de veículos autónomos. As inovações incluem aplicações para transporte hub-to-hub em rodovias, bem como veículos autónomos para áreas confinadas, como as minas.

O camião basculante autónomo da Scania foi desenvolvido em estreita cooperação entre o departamento de pesquisa e desenvolvimento da Scania e clientes da indústria de mineração, com testes extensivos nas condições mais severas da vida real.

"É provavelmente o projeto de pesquisa e desenvolvimento mais ambicioso que fizemos até agora junto de um cliente, e estou muito satisfeito com o resultado. Graças a todas as verificações rigorosas e inúmeros testes no local, conseguimos desenvolver uma solução de transporte autónomo ideal para minas", conclui Peter Hafmar.

PR

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