Novos dados de monitorização da frota de camiões elétricos da Volvo revelam que estes já rodaram mais de 80 milhões de quilómetros em tráfego comercial em todo o mundo desde 2019. Percorrer a mesma distância com camiões equivalentes movidos a diesel teria consumido mais de 25 milhões de litros de combustível diesel e as emissões de dióxido de carbono de escape foram reduzidas em 68.000 toneladas.
"Fico feliz em ver como as empresas de transporte estão a abraçar os benefícios com os camiões elétricos nas operações diárias. O setor de transportes representa 7% das emissões globais de carbono e os camiões elétricos a bateria são uma ferramenta importante para reduzir a pegada climática. Graças a muitos dos que foram os primeiros a escolher os elétricos já podemos ver o enorme potencial desta tecnologia", diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
Cinco anos de know-how elétrico
A entrada precoce da Volvo no segmento de camiões elétricos construiu uma experiência única em transporte de emissão zero – aprendizagem que é usada no desenvolvimento das ofertas elétricas da Volvo da próxima geração.
Vale a pena ser um early adopter – as empresas de transporte com camiões elétricos têm uma forte vantagem competitiva ao serem capazes de oferecer transporte livre de emissões para os compradores de transporte. Maximizar a utilização do investimento no camião elétrico e na infraestrutura de carregamento constrói um forte caso de negócios para as empresas de transporte – otimizando a logística e as rotas de condução e compartilhando instalações de carregamento entre os operadores.
Os benefícios dos camiões elétricos vão além dos ganhos ambientais – pois nos motoristas estão experimentando um ambiente de trabalho significativamente melhor, com níveis muito mais baixos de ruído e vibrações.
Presença elétrica crescente globalmente
As entregas globais de camiões elétricos da Volvo Trucks aumentaram 256%, para 1.977 camiões em 2023, e a empresa vê um interesse contínuo dos clientes em 2024. Na Europa, mais da metade dos clientes de camiões elétricos escolheu um Volvo durante o primeiro trimestre deste ano – a participação da Volvo no segmento de camiões elétricos foi de 56%. Nos Estados Unidos, a Volvo representou 44% de todos os camiões elétricos vendidos.
Até agora, a Volvo entregou mais de 3.500 camiões elétricos a clientes em 45 países em seis continentes. Durante 2023, a Volvo Trucks expandiu a sua presença de camiões elétricos ao entregar as primeiras unidades pesadas para a América Latina, com veículos indo para clientes no Brasil, Chile e Uruguai. A Volvo também se tornou a primeira fabricante de camiões a fornecer pesados elétricos a bateria em Marrocos, Coreia do Sul e Malásia.
"Não só as empresas de transporte, mas também os compradores de serviços de transporte e logística estão aderindo ao SBTi – iniciativa Science Based Target – e estão a começar a exigir soluções sustentáveis de transporte pelos seus fornecedores. Esse é mais um impulsionador da mudança para os camiões elétricos", diz Roger Alm.
De 2019 até hoje, a Volvo Trucks expandiu gradualmente a sua oferta elétrica para a linha atual, que inclui oito camiões totalmente elétricos.
Os modelos de camiões elétricos Volvo oferecidos são o Volvo FL Electric, FE Electric, FM Electric, FM Low Entry, FMX Electric, FH Electric, FH Aero Electric e VNR Electric. O mais vendido é o Volvo FH Electric, que recentemente foi selecionado para o prestigiado International Truck of the Year Award de 2024.
PR