A Renault Trucks acaba de entregar os seus primeiros camiões elétricos para a América Latina, por meio de sua importadora chilena Salfa. A transportadora Trailer Logistics e a distribuidora CCU, que estão decididamente empenhadas em reduzir a sua pegada ambiental, escolheram a Renault Trucks para os acompanhar enquanto descarbonizam as suas operações de distribuição de bebidas no Chile. A fabricante produz camiões elétricos em série nas suas fábricas em França desde 2020.
Depois de analisar e otimizar os horários logísticos, adaptar as rotas e ajudar os seus clientes a escolher a infraestrutura e instalar os pontos de carregamento, a Renault Trucks entregou três Renault Trucks E-Tech D Wide de 26 toneladas e 264 kWh aos dois parceiros. Os veículos percorrem cerca de cem quilómetros por dia, atendendo a vários pontos de entrega em Santiago e arredores. A carroçaria inclui um inovador sistema de de permuta projetado para otimizar as operações logísticas.
Estes camiões elétricos são recarregados durante a noite utilizando pontos de carregamento dedicados no centro de distribuição NPR da CCU em Renca. A manutenção é realizada na oficina certificada Renault Trucks E-Tech na concessionária Salfa em Santiago, garantindo a fiabilidade, disponibilidade e eficiência operacional dos veículos. O uso desses três camiões elétricos permitirá que a Trailer Logistics e a CCU reduzam suas emissões anuais de CO2 em 628 toneladas.
"Esta primeira entrega de camiões elétricos ao Chile ilustra o compromisso da Renault Trucks em promover soluções de transporte inovadoras e sustentáveis em escala global", explicou Cyril Barillé, vice-presidente para África, América Latina e Ásia da Renault Trucks. "A conclusão bem-sucedida deste projeto é o resultado de uma estreita colaboração entre a Trailer Logistics, a CCU, a empresa chilena de eletricidade ENELX, a Salfa e as equipes da Renault Trucks. Gostaria de agradecer-lhes sinceramente pela confiança e empenho."
PR