omo um dos maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo, a Daimler Truck está a impulsionar o transporte sustentável. O objetivo da empresa é oferecer apenas veículos novos que sejam neutros em CO2 na condução da operação nos principais mercados globais (UE30, EUA, Japão) até 2039. As tecnologias de motorização baseadas em hidrogénio podem, portanto, ser uma solução ideal, especialmente para aplicações muito flexíveis e particularmente exigentes em transportes pesados e de longa distância.
No caminho para a descarbonização do transporte, a Daimler Truck está a entrar na próxima fase de desenvolvimento dos seus camiões com célula de combustível. Após uma rigorosa fase na pista de testes e nas estradas públicas, os camiões Mercedes-Benz GenH2 atingiram agora um estágio avançado de desenvolvimento para implantação nas primeiras frotas de clientes.
No Centro de Teste e Desenvolvimento de Camiões da Daimler em Woerth am Rhein, Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck, comemorou o início dos testes iniciais com clientes de cinco protótipos de camiões Mercedes-Benz GenH2 com célula de combustível na presença de Hildegard Müller, presidente da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA), com Air Products, Amazon, Holcim, INEOS e Wiedmann & Winz. Esses clientes têm a oportunidade de ganhar experiência prática em transporte de longa distância com camiões com célula de combustível num estágio inicial, durante uma fase de teste de cerca de um ano. Por outro lado, a equipa de desenvolvimento da Daimler Truck adquire informações valiosas sobre as operações reais com hidrogénio líquido, aprende sobre os requisitos específicos do cliente e pode levá-los em consideração para o desenvolvimento da série.
Reabastecimentos controlados
Os cinco camiões GenH2 serão implantados em diferentes aplicações de longa distância em rotas específicas na Alemanha, como o transporte de materiais de construção, contentores marítimos ou com cisterna. Durante esses primeiros testes com clientes, os veículos permanecerão sob a supervisão e responsabilidade direta do fabricante. Os camiões serão reabastecidos nas estações de abastecimento de hidrogénio líquido designadas (sLH2) em Woerth am Rhein (Renânia-Palatinado) e, no futuro, também na área de Duisburg (Renânia do Norte-Vestfália).
Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck: "A transformação só pode ser bem sucedida se a energia verde estiver disponível de forma suficiente e abrangente – e para isso precisamos de ambas as tecnologias. No que diz respeito aos acionamentos a hidrogénio, estamos agora a dar mais um passo importante em direção à produção em série com o início dos testes em operações de transporte diárias da vida real com os nossos clientes. No entanto, é importante observar que os veículos neutros em CO2 de alto desempenho por si só não serão suficientes para tornar o transporte sustentável bem sucedido. Isso também requer uma infraestrutura de carregamento e reabastecimento correspondente, bem como paridade de custos com veículos convencionais. Embora os decisores políticos e as empresas de energia já estejam ativos aqui, precisamos urgentemente de ainda mais impulso, e em toda a Europa!"
Os cinco tratores de semirreboque serão usados pelos clientes em várias aplicações de longa distância durante o período de teste. A Amazon usará o camião em operações logísticas na Alemanha, a Air Products para o transporte de gases de cilindro, a Wiedmann & Winz para contentores marítimos, a Holcim para logística de materiais de construção e a VERVAEKE – empresa de logística da INEOS – para transporte de PVC e vinil.
700 kW combinados
Os engenheiros de desenvolvimento da Daimler Truck basearam o camião GenH2 nas características do camião de longo curso Mercedes-Benz Actros convencional em termos de carga útil, alcance e desempenho. Estes veículos a utilizar nestes primeiros testes com clientes oferecem uma carga útil de 25 toneladas com um peso bruto combinado de 40 toneladas. Dois tanques especiais de hidrogénio líquido e um poderoso sistema de célula de combustível da cellcentric, a joint venture da Daimler Truck e do Volvo Group, permitem a alta carga útil e o longo alcance. Eles representam a peça central do camião GenH2.
O sistema de célula de combustível do camião GenH2 fornece 300 quilowatts (2 x 150 kW) e a bateria fornece 400 kW adicionais temporariamente. Com 70 kWh, a capacidade de armazenamento da bateria é relativamente baixa, pois não se destina a atender às necessidades de energia, mas principalmente a ser ligada para fornecer suporte de energia para a célula de combustível, por exemplo, durante picos de carga durante a aceleração ou ao dirigir em subidas totalmente carregadas. Ao mesmo tempo, a bateria relativamente leve permite uma carga útil maior. É recarregado com energia na travagem e pelo excesso de energia acumulada da célula de combustível. Um elemento central da sofisticada estratégia operacional do sistema de célula de combustível e bateria é um sistema de arrefecimento e aquecimento que mantém todos os componentes em temperatura operacional adequada, garantindo assim a máxima durabilidade. Numa versão pré-série, os dois motores elétricos são projetados para um total de 2 x 230 kW de potência contínua e 2 x 330 kW de potência máxima. O camião GenH2 fornece assim um torque de 2 x 1.577 Nm ou 2 x 2.071 Nm.
Os dois tanques de hidrogénio líquido de aço inoxidável do camião GenH2 têm uma capacidade de armazenamento particularmente alta de 88 kg (44 kg cada), perfeitamente adequados para cobrir longas distâncias. O sistema de tanque de aço inoxidável consiste em dois tubos, um dentro do outro, que são isolados a vácuo e conectados um ao outro. O hidrogénio líquido permite um alcance de 1.000 km ou mais.
A Daimler Truck prefere o hidrogénio líquido, pois nesse estado tem uma densidade de energia significativamente maior. Como resultado, é possível transportar mais hidrogénio, o que aumenta significativamente a autonomia e permite um desempenho comparável do veículo ao de um camião a diesel convencional. Os esforços de transporte podem ser significativamente reduzidos com hidrogénio líquido, e os tanques de hidrogénio líquido também oferecem vantagens em termos de custo e peso em comparação com o hidrogénio gasoso comprimido. Assim, o uso de hidrogénio líquido permite uma carga útil maior.
Em setembro de 2023, a Daimler Truck demonstrou com sucesso um protótipo aprovado para estradas públicas que completou o #HydrogenRecordRun, cobrindo 1.047 km com um tanque de enchimento de hidrogénio líquido a bordo.
PR