Pick-up
15 março 2023

Icónico Ford Bronco está a caminho dos clientes europeus

A Ford acaba de anunciar que o lendário modelo 100% norte americano Ford Bronco 4x4 1 estará, em breve, disponível para encomenda, pela primeira vez, em mercados europeus selecionados.
O Bronco será proposto em volumes muito limitados e estará disponível nas radicais versões Outer Banks e Badlands, com elevada capacidade fora de estrada, ambas equipadas com o motor Ford Ecoboost V6 2.7 litros que debita 335 CV e disponibiliza 563 Nm de binário. As avançadas tecnologias de transmissão justificam o epíteto de “G.O.A.T” (“Goes Over Any Type of Terrain”), incluindo uma sofisticada caixa de transferências e tração integral, sistema Trail Control e até sete modos de condução.

Desenvolvido a partir de uma folha em branco para aventuras ousadas de todo-o-terreno, as suas características inovadoras e práticas incluem portas removíveis 4 com espaços de arrumação, pontos de montagem integrados para acessórios de exploração e componentes com superfícies ultra duráveis e fáceis de limpar, para quando as viagens se tornam mais duras e lamacentas.

Canalizando o inconfundível e utilitário estilo interior e exterior do modelo original de 1966, o novo Bronco inspira-se, também, na robusta pick-up da F Series norte-americana e no espírito de performance do Ford Mustang, resultando num SUV com estilo, carácter e património únicos. Um número muito limitado de unidades First Edition do modelo Bronco estará disponível nas especificações Outer Banks ou Badlands, cada uma delas acrescentando detalhes exteriores únicos, uma placa com número de série no interior e uma seleção de acessórios essenciais disponíveis, incluindo coberturas de bancos em neopreno, sacos de arrumação nas portas e capota em tecido macio, dependendo da versão.
"O Bronco símboliza o espírito de aventura da Ford e ao misturar as mais recentes tecnologias de transmissão com um design inspirado e inteligente, o novo Bronco eleva essa paixão pela exploração ao próximo patamar", afirmou Jon Williams, Director-Geral da Ford Blue Europe. “Após uma ausência de 25 anos, a América acolheu o regresso do Bronco com mais entusiasmo e carinho do que alguma vez poderíamos ter imaginado. Agora estamos entusiasmados por dar aos entusiastas europeus o seu primeiro gosto do espírito Bronco".

Uma nova Aventura para o Bronco na Europa
Inspirado pela capacidade, diversão e uma sensação de liberdade oferecida pelo Bronco original, o processo do estilo do novo Bronco começou com uma digitalização, em tamanho real, da sua primeira geração, de modo a garantir que o impacto das proporções originais e a icónica forma permanecessem na base do processo. As rodas colocadas nos quatro cantos da viatura e as linhas arrojadas e funcionais tornam-no imediatamente reconhecível, além de contribuírem para o seu excelente desempenho fora de estrada.

Distinguindo-se pela sua grelha a toda a largura e pelos icónicos faróis circulares, o novo Bronco apresenta painéis de carroçaria quadrados para uma visão clara das extremidades exteriores deste SUV e a sua mais fácil colocação em condições desafiantes de todo-o-terreno.

Os guarda-lamas dianteiros também apresentam miras, secções elevadas que indicam o rebordo da carroçaria e que também podem ser utilizadas como pontos de amarração, capazes de suportar até 68 kg, para transporte de artigos mais compridos, tais como pranchas de surf ou canoas.

O hard top amovível de série apresenta um forro com isolamento de som e separa-se em quatro painéis, com sacos de armazenamento específicos guardados a bordo para os dois painéis frontais. As quatro portas também podem ser removidas por completo usando-se uma simples ferramenta em apenas oito minutos, maximizando-se a liberdade e proporcionando-se uma ainda maior visibilidade em ambientes desafiantes de fora de estrada.

As janelas sem moldura reduzem o peso total das portas, tornando-as suficientemente leves para serem removidas por clientes de quase qualquer estatura. Os sacos de armazenamento dedicados, disponíveis para os Bronco Badlands, permitem que as portas sejam armazenadas de forma segura a bordo, prontas para serem montadas em minutos.

Outros elementos amovíveis permitem tanto a personalização como um melhor desempenho fora de estrada. A grelha frontal e o para-choques podem ser trocados por versões alternativas, enquanto os alargamentos das cavas das rodas em plástico foram concebidos para se separarem sem danos em caso de colisões em fora de estrada, podendo ser fácil e rapidamente substituídos.

Escondidos em redor do Bronco estão vários detalhes de design que celebram a herança do veículo conhecidos como "Easter Eggs", destinando-se a ser descobertos pelos proprietários à medida que se envolvem com o seu veículo e as suas características. Neles incluem-se logótipos Bronco escondidos, um grafismo que ilustra a gama de modelos originais de 1966, um abre-garrafas incorporado no interior e coordenadas GPS para locais utilizados para os testes de desenvolvimento.

"Reinventar o Bronco para os dias de hoje significava manter a autenticidade do modelo original até à estampagem das cabeças dos parafusos", disse Paul Wraith, Designer-Chefe do Ford Bronco. "No coração de tudo o que fizemos esteve a necessidade de assegurar que o cliente desfrutaria de uma genuína experiência Bronco, sendo tão conveniente no dia-a-dia como numa aventura nas profundezas do deserto".

Construído para resistir, pronto para tudo
A extraordinária capacidade fora-de-estrada ofereceu ao Bronco original o epiteto “G.O.A.T”. Fiel às suas origens, o desempenho excecional em condições difíceis é, também, característico da nova geração. O motor Ford EcoBoost V6 de 2,7 litros, com injeção direta de gasolina e duplo turbo, debita 335 CV e 563 Nm de binário, para um desempenho sem esforço. Um bloco de cilindros compactado em ferro-grafite aumenta a resistência e a rigidez, em comparação com as peças fundidas em ferro tradicional, sem qualquer aumento de peso, enquanto características como uma válvula de descarga de pressão (wastegate) acionada eletronicamente e um sistema de recirculação de gases de escape de alta pressão, aumentam a potência e a eficiência do combustível.

A caixa automática de 10 velocidades é de série, para uma condução suave e otimizada em termos de binário, dentro e fora de estrada. Uma relação baixa até aos 64,33:1 no modo redutoras dá ao Bronco a capacidade de viajar a 6 km/h com o motor a 2.400 rpm, assegurando um controlo preciso a baixa velocidade e reduzindo a probabilidade de se desligar em terrenos difíceis.

A versão Bronco Outer Banks está equipada com uma caixa de transferências eletrónica de duas velocidades, permitindo a troca entre relações altas e baixas em movimento com um simples toque num botão.

Já o Bronco Badlands acrescenta um diferencial dianteiro autoblocante e um sistema de desconexão da barra estabilizadora dianteira, para proporcionar a máxima articulação em terrenos difíceis. Além disso, uma caixa de transferência eletromecânica de duas velocidades, com modo automático, pode alternar sem problemas entre tração às duas e às quatro rodas, dependendo das condições, deixando o condutor livre para se concentrar na estrada.

Para lidar com as condições de condução mais difíceis, o Bronco é construído sobre um chassis feito em aço de alta resistência com sete membros cruzados, fornecendo um núcleo duro para maior confiança e segurança, permitindo, também, um curso de suspensão até 259 mm para uma capacidade fora de estrada espetacular.
A Suspensão de Elevado Desempenho Fora de Estrada (HOSS - High-Performance Off-Road Stability Suspension) é constituída por triângulos independentes, com molas de longo curso na frente, reduzindo o peso não suspenso até 20 por cento, em comparação com sistemas de eixo rígido, ao passo que oferece uma qualidade de condução superior e um contacto consistente com o piso. Na traseira, é proposto de série um eixo rígido de cinco braços com molas de longo curso de relação variável, combinado com amortecedores de elevado desempenho nos dois eixos.

O Bronco Badlands eleva a fasquia com amortecedores Bilstein de elevada performance, com reservatório externo para maior circulação de fluído de série. Esta capacidade extra de fluido hidráulico proporciona arrefecimento adicional em condições severas, enquanto o amortecimento aumenta automaticamente nos extremos do curso da suspensão, proporcionando um controlo preciso fora de estrada e uma condução suave em utilização normal.

Os clientes que procuram o mais elevado nível de desempenho fora de estrada podem assegurar a proteção dos componentes críticos através de uma chapa frontal disponível ao lado de blindagem para motor, transmissão, caixa de transferência e depósito de combustível.

Estão disponíveis barras laterais para proteção suficientemente fortes para suportar o peso do veículo em percursos mais acidentados ou rochosos, ganchos de reboque à frente e atrás de série e uma barra de tejadilho em aço boro de alta resistência, integrando airbags laterais de cortina, bem como airbags laterais nos bancos e airbags frontais para uma total confiança ao conduzir em condições mais extremas.

Tecnologia para apoiar todas as aventuras
As tecnologias de condução inteligentes são concebidas para tornar as capacidades do Bronco acessíveis a aventureiros novatos, bem como a condutores todo-o-terreno experientes.
Fundamental na capacidade de chegar a todo o lado exibida pelo Bronco está o sistema Terrain Management System™ que facilita a seleção do modo que os condutores necessitam para se adaptarem às condições. Paralelamente aos modos de condução em estrada – Normal, Eco, Sport e Slippery – encontram-se os modos todo-o-terreno G.O.A.T. específicos, não só o Mud/Ruts e Sand, como os Rock Crawl e Baja (este inspirado na Baja 1000 norte americana) para o Bronco Badlands. Cada modo otimiza o acelerador, os pontos de passagem da caixa de velocidades automática e a resposta da direção de acordo com as condições.
O Bronco também oferece uma “Trail Toolbox”, conjunto de sofisticadas tecnologias fora de estrada para ajudar os condutores e permitir-lhes explorar as capacidades do veículo com total confiança. O “Trail Control” funciona de forma semelhante ao cruise control; o condutor pode selecionar uma velocidade até 31 km/h e o veículo gere, automaticamente, a aceleração e travagem para manter a velocidade escolhida, enquanto o condutor se concentra em evitar os obstáculos do terreno.
O “Trail Turn Assist” utiliza a vectorização do binário baseado na travagem, reduzindo o raio de viragem até 40% ao travar a roda interior quando fora de estrada em espaços confinados, enquanto o “Trail One-Pedal Drive” permite ao condutor acelerar e travar utilizando apenas o pedal do acelerador, facilitando o controlo preciso da velocidade quando conduz em condições difíceis. As tecnologias de assistência ao condutor incluem AdvanceTrac™ com Roll Stability Control™ e Trailer Sway Control para total confiança na utilização de um reboque.

Hardware resistente, software inteligente
Correspondendo ao exterior resistente e com propósito, o estilo interior do novo Bronco é altamente funcional, repleto de tecnologia, mas também robusto e concebido para resistir à utilização em ambientes difíceis. O painel de instrumentos inspira-se na primeira geração do Bronco, com cores inspiradas em paletas naturais e equipamento de aventura, e materiais escolhidos para durar.
As pegas interiores estão integradas no painel de instrumentos e na consola central para conforto do passageiro em terrenos acidentados. A consola central possui uma base para carregamento sem fios que foi concebida para manter um telemóvel no lugar, mesmo em ângulos extremos de inclinação. As superfícies do painel de instrumentos são laváveis e os interruptores físicos na cabina são selados com silicone e apresentam pontos de contacto de borracha para assegurar que estão protegidos dos elementos e são fáceis de limpar.


Embora o Bronco seja construído para enfrentar as condições mais difíceis, não há compromissos em termos de conforto ou características de conveniência. Um painel de instrumentos TFT parcial de 8 polegadas está emparelhado com um ecrã LCD táctil central de 12 polegadas, com sistema de comunicação e entretenimento SYNC 4 de última geração, 6 que beneficia das atualizações de software sem fios “Ford Power-Up”, para uma funcionalidade melhorada ao longo do tempo.
A Bronco oferece ainda pontos de fixação no topo do painel de instrumentos, para um bastidor de dispositivos, permitindo aos clientes fixar as suas câmaras ou telemóveis com ligações dedicadas de 12 volts e alimentação USB.
A compatibilidade Apple CarPlay e o Android Auto 7 é de série, juntamente com um sistema de som B&O® Premium Sound System 8 com 10 altifalantes incluindo um subwoofer, com a aplicação FordPass 9 disponível que oferece uma conectividade poderosa e uma integração perfeita com o sistema SYNC 4.
De série é oferecido um sistema de câmara 360 graus com vista fora de estrada que é automaticamente ativado quando os modos de condução todo-o-terreno são selecionados, proporcionando uma vista das rodas que é impossível a partir do banco do condutor, aumentando, assim, a visibilidade durante os desafios mais técnicos, tais como a escalada sobre rochas.

Nascimento de um ícone
O Bronco original foi lançado nos EUA em 1966 e nasceu a partir dos resistentes veículos militares construídos pela Ford e do espírito desportivo do Mustang, para oferecer o melhor de dois mundos: um veículo 4x4 robusto com uma atitude divertida e desportiva que ajudou a lançar um novíssimo segmento de veículos todo-o-terreno aventureiros.

A primeira geração do Bronco provou a sua resistência e agilidade ao vencer a Baja 1000 de 1969, um feito que permaneceu imbatível por outro modelo 4x4 de produção em série durante mais de 50 anos. Mais de 200.000 exemplares da primeira geração de Bronco foram vendidos nos EUA, enquanto mais de um milhão de Broncos foram produzidos no total ao longo de cinco gerações entre 1966 e 1996.

PR

Interessa-se por Pick-up?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!