É mais um veículo elétrico chinês comercializado pela CaetanoAuto, mas agora para a classe dos comerciais, é 100% elétrico, a sua autonomia poderá variar entre os 200 e os 398 km, apresenta-se em seis versões, com comprimentos entre os cinco e os seis metros, com o custo de 39.500 euros (sem IVA), com garantia geral de cinco anos, oito anos para a bateria, ou em ambos os casos até rodar 200 mil km. E é tudo? Não, pois se assim fosse seria igual a quase todos os outros. Daí que o SuperVan surja com algo que poderá surpreender.
A começar pela forma como está equipado. Na hora de apresentação, em meados de fevereiro, em Vila Franca de Xira, Luís Santos, CEO da Farizon Portugal, fez alusão a um novo tipo de excelência, aquela que se quer que condiga com a imagem da empresa onde se trabalha. Pois assim dito, o Farizon SuperVan será como que o cartão de visita desta, que se destaca pelo prestígio e diferenciação, enfatizando os responsáveis que, com um baixo TCO. Tem bancos e volante em pele (sintética) aquecidos, esta é perfurada nos bancos para que possa ventilar ar fresco quando o habitáculo estiver muito quente. E ar condicionado, claro. Ora, tudo junto não é vulgar na classe das Van, mas esta pretende rivalizar com outras propostas do topo do segmento elétrico. Surge com potências de motor entre 170 kW (231 cv) e 200 kW (272cv) e capacidade de bateria instalada entre os 49 e 106 kWh, a que correspondem autonomia entre os 200 e os 398 km (WLTP ciclo combinado).
O tempo de carregamento em AC, com potência máxima entre 6,6 e 11 kWh, oscila dos 15% aos 100% entre as 7 e 10,5 horas. Em DC, com potência máxima entre 120 e 160 kWh, o tempo de carregamento, dos 20% aos 80%, desce dos 30 a 40 minutos.
Drive by Wire
Com bons acabamentos e materiais empregues, o apelativo habitáculo de condução acolhe condutor e dois passageiros, tem boa disposição de painéis e instrumentos, um de 7 polegadas, digital, e um ecrã central tátil de 12,3 polegadas (com Apple Car Play). Em destaque está a tecnologia Drive by Wire - sistema de controlo eletrónico dos principais elementos, como o acelerador e travão, entre outros -, bem como o ar condicionado automático, e sistema de cruise control adaptativo, num ambiente onde a sustentabilidade está presente (materiais reciclados e/ou recicláveis).
Ao design moderno (inclui luzes LED automáticas), acrescenta-se um perfil aerodinâmico (com o coeficiente de 0,29 Cx), que a marca reclama ser o melhor do seu segmento e uma capacidade de carga que variará entre os 6,95 m3 e os 13 m3, consoante a versão pretendidas, entre as seis possíveis, de L1H1 a L3H3 (estas de tetos elevado). A tara situa-se entre os 2200 e os 2425 kg e a carga útil entre os 1080 e os 1480 kg. Foi feita alusão à possibilidade de estarem disponível, mais tarde, versões de passageiros. A Farizon dispõe de uma gama de comerciais que compreende pequenas Van e pesados camiões.
Pormenor interessante, pela intrínseca praticidade, o facto de possuir uma porta lateral de correr sem pilar B, o que lhe confere uma largura lateral para acesso de carga entre os 1800 a 2100mm. Também a altura da plataforma é baixa, com apenas 550 mm e as portas traseiras podem abrir em 180 ou 270 graus. O pneu de reserva tem o tamanho dos demais. Dispõe de câmara de 360 graus e sensores traseiros de estacionamento.
Segurança com distinção
Em termos de segurança, a nova Farizon SuperVAN chega com um score de 85,52 pontos nos testes EuroNCAP, correspondendo ao selo “Platinum” que confere uma forte confiança aos consumidores europeus.
Para isto contribuem fortemente um elevado nível de elementos de assistência à condução (ADAS), como por exemplo, o Sistema de Prevenção de Colisão em Cruzamentos na traseira do veículo, Alerta de Saída de Faixa, Travagem Automática de Emergência, Alerta de Colisão Dianteira, Sistema de Cruise Control Adaptativo e Inteligente, Sistema de Informação de Ângulo Morto, Assistência ao Estacionamento, Controlo de Assistência em Descidas e Alerta de Fadiga do Condutor, entre um lote de cerca de 30 sistemas de apoio.
A Farizon pretende tornar-se uma referência na mobilidade inteligente e conta ter representação em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e Açores, até ao final de 2025. Durante o primeiro trimestre deste ano quer estar representada nos distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, S. Miguel e Viseu, e no concelho de Penafiel.
Gigante nascido em 1986
O Grupo Geely Auto Group é um gigante da construção automóvel e de tecnologia, nascido em 1986 na cidade de Taizhou, proivíncia de Zhejiang. Começou por produzir peças para frigoríficos, mas em 1998 apresentou à China o seu primeiro automóvel. Desde 2001 que é o primeiro fabricante automóvel privado, e certificado, da China. De então para cá construiu um verdadeiro império, com pináculo com a aquisição do capital do grupo Volvo, em 2010. Detém, igualmente, 9,69% do capital social da Daimler AG. É detentor das marcas Geely Auto, Lynk & Co, Galaxy, Proton, Lotus, Polestar, Volvo, Zeekr, Smart e LEVC. Em 2024 vendeu 3,33 milhões de veículos. Fabricando não apenas automóveis, mas também LCV, autocarros e pesados de transporte de mercadorias, este especialista em soluções tecnológicas de eletricidade, metanol e hidrogénio, ocupa o 9º lugar do ranking mundial das marcas mais valiosas.