Comerciais
04 abril 2025

Ford Pro eletrifica a produtividade de toda a família Transit

A Ford Pro está a cumprir o seu compromisso de apoiar as empresas que operam com furgões, no valor de 1 bilião de euros na UE e no Reino Unido com as ferramentas de alta produtividade de que necessitam para as suas operações nesta nova era elétrica.
Uma renovação completa da família de furgões Ford Transit significa que as versões eletrificadas de todos os membros da gama de furgões da marca estão prontas para apoiar os clientes no processo de transição das suas frotas, de modo a beneficiarem do custo reduzido de propriedade proporcionado pelos veículos elétricos.

A nova van compacta E-Transit Courier 1 é o mais recente membro elétrico da família Transit, mostrando-se pronto para começar a trabalhar, estando a produção já em curso nas instalações da Ford Otosan em Craiova, na Roménia. A produção da nova van E-Transit 2 renovada também já arrancou na fábrica da Ford Otosan em Gölcük, Kocaeli, na Turquia.

A família Ford Transit oferece, a partir de agora, uma capacidade de condução puramente elétrica em todos os segmentos chave do mercado de furgões - desde as versões chassiscabina a van de duas toneladas, de uma tonelada e compactos. Os grupos motopropulsores totalmente elétricos e híbridos plug-in (PHEV) permitem oferecer opções disponíveis para empresas de grande e pequena dimensão, onde quer que se encontrem na sua jornada de eletrificação.
Todas as E-Transit, E-Transit Custom, 3 Transit Custom híbrida plug-in, 4 E-Transit Courier e Transit Connect híbrida plug-in 5 estão prontas a conectar-se ao conjunto de serviços Ford Pro - incluindo soluções de Carregamento, Software e Serviço, ajudando as empresas a maximizar o tempo de operações e a sua produtividade.

Os clientes Ford Pro podem utilizar a ferramenta E-Switch Assist da empresa para os ajudar a identificar oportunidades de transição para furgões elétricos. Podem, também, contar com a Ford Pro Special Vehicles e com a rede do Ford Pro Convertor Program, totalmente equipada e capacitada pela Ford para adaptar os furgões comerciais eletrificados da empresa a desempenharem até as funções mais específicas.
"A transição para os furgões elétricos é uma mudança radical para as empresas em toda a Europa, mas que oferece um enorme potencial para aumentar a produtividade, maximizar o tempo de atividade e reduzir os custos operacionais, quer se trate de um comerciante individual ou de uma frota composta por milhares de veículos", referiu Hans Schep, Diretor-Geral da Ford Pro, Europa. "O nosso papel como marca líder em veículos comerciais na Europa é ser um balcão único para os veículos, software e serviços de apoio, que podem tornar essa transição perfeita e ajudar as empresas, que trabalham arduamente, a fazer mais. Com a nossa família Transit eletrificada e o ecossistema Ford Pro conectado, já estamos a cumprir o nosso papel junto dos nossos clientes."

Todos os transportes eletrificados A Ford - a principal marca de veículos comerciais da Europa nos últimos 10 anos 6 - renovou totalmente a icónica família de van Transit, para oferecer aos clientes a escolha certa de um grupo motopropulsor eletrificado, independentemente das necessidades das diferentes empresas.

A nova van compacta E-Transit Courier está preparado para proporcionar uma grande produtividade, com até 300 km de condução sem emissões de gases de escape, utilizando uma bateria de 43 kWh e um motor elétrico de 100 kW. 7 Desenvolvido para ajudar as empresas a minimizar os custos de funcionamento e a operar em zonas de baixas emissões, esta van compacta oferece até 700 kg de carga útil 8 e mais 25% de espaço de carga do que a Transit Courier da geração anterior, contando com espaço para duas Europaletes.

Apoiando os clientes de van compacta que ainda não estão preparados para adotar a eletrificação na sua plenitude, a nova Transit Connect PHEV permite às empresas conduzir com zero emissões de gases de escape nos centros das cidades, ou com o motor a gasolina de reserva, eficiente em termos de combustível, para as ocasionais deslocações mais longas.

O versátil furgão está disponível em dois comprimentos e com o novo e inovador estilo de carroçaria FlexCab para tripulação ou carga.
A E-Transit - a van elétrica de duas toneladas mais vendido na Europa 6 – apoia, a partir de agora, um ainda maior número de clientes, através de uma bateria de 89 kWh de gama melhorada para uma condução elétrica de até 402 km e um carregamento mais rápido do que a variante de gama normal de 68 kWh.
9 Concebido para operar em percursos mais longos ou suportar necessidades de potência mais elevadas, a E-Transit mais evoluída está disponível nas opções e carroçaria Van e Van cabina dupla, configurações abrangentes de comprimento e altura, para além da variante de chassis-cabina simples.
A Ford oferece agora duas opções de propulsão elétrica para a Transit Custom - o furgão de uma tonelada mais vendido na Europa 6 e a força motriz de empresas que valem mais de 1 bilião de euros na UE e no Reino Unido.
10 O furgão elétrico E-Transit Custom oferece uma autonomia de até 337 km, em modo exclusivamente elétrico a partir de uma bateria de 64 kWh, com opção de motores elétricos de 100 kW, 160 kW ou 210 kW. 7

Por seu turno, a Transit Custom híbrida plug-in foi concebida para as pequenas empresas que pretendem eletrificar, mas com casos de utilização que não se adequam a uma passagem direta para uma vertente totalmente elétrica. O grupo motopropulsor combina uma capacidade de condução puramente elétrica de até 56 km, ideal para centros urbanos, com uma potência a gasolina para deslocações de longa distância, em autoestrada. Tanto a E-Transit Custom como a Transit Custom PHEV estão disponíveis nas configurações Van, Van cabina dupla e Kombi.
Em breve também estará disponível Mixta e Multicab.

Produtividade com a Ford Pro

Publicado pelo Centre for Economics and Business Research (Cebr), o recente relatório 10 “The Economics of Commercial Van Usage Across Europe 2024” encomendado pela Ford Pro, estima que as empresas relacionadas com furgões contribuíram com cerca de mil milhões de euros na UE e no Reino Unido em 2023.

Esse relatório também concluiu que as pequenas empresas na Europa poderiam poupar 14.000 euros por furgão ao longo de três anos se fizessem a transição para furgões elétricos. A Ford Pro está empenhada em ajudar as empresas de todas as dimensões a fazer a transição para o modo elétrico o mais facilmente possível Por exemplo, a ferramenta E-Switch Assist da Ford Pro compara o consumo de energia dos veículos a gasóleo com as necessidades energéticas estimadas de veículos elétricos comparáveis, antes de recomendar quais os veículos a gasóleo adequados para a transição.

Tem em conta a distância percorrida, a carga, a eficiência do veículo, o terreno, o comportamento específico do condutor, as condições climáticas exteriores e a carga de aquecimento do habitáculo. Os clientes na Europa já passaram 50.000 dos seus veículos atuais por este software para avaliar as melhores oportunidades de eletrificação das suas frotas.

O Ford Pro Carregamento fornece soluções para operadores de veículos comerciais eletrificados, incluindo acesso à Rede de Carregamento BlueOval, com mais de 800.000 pontos de carregamento públicos em toda a Europa 11 , bem como ao Plug & Charge, que permite aos proprietários ligarem-se, simplesmente, a uma tomada e afastarem-se quando utilizam carregadores compatíveis da Rede de Carregamento BlueOval.

Um modem integrado em cada veículo comercial elétrico da Ford significa que os clientes podem optar por utilizar plenamente o conjunto de serviços e soluções Ford Pro para veículos conectados. Nos últimos dois anos, o número de veículos comerciais Ford Pro conectados cresceu mais de 40 por cento, contando-se, atualmente, 5,2 milhões em operaçao. A Ford Pro registou um aumento de 27% no número de subscritores pagos a nível global para as suas soluções de software no ano passado, atingindo quase 650.000.

Manter os dados dos clientes seguros é um princípio fundador da Ford Pro, recentemente validado pela certificação ISO 27001 - norma mundialmente reconhecida para a gestão da segurança da informação - para a Ford Pro Telematics, Telematics Essentials e E-Telematics.

Os dados em tempo real também estão na base do sistema FORDLiive Connected Uptime, que liga os clientes e os seus veículos aos concessionários e aos especialistas Ford Pro, para uma abordagem mais inteligente e proactiva à manutenção dos veículos e para detetar quaisquer problemas emergentes antes que estes se agravem. As projeções mostram que o FORDLiive pode reduzir o tempo de inatividade em até 60 por cento. 13

Conversões simplificadas

Metade de todos os veículos comerciais Ford vendidos na Europa são convertidos para se adaptarem às necessidades específicas dos clientes. A missão da equipa Ford Pro Special Vehicles é fornecer produtos e soluções de conversão personalizados para aumentar a sua produtividade.

A experiência de engenharia interna da equipa de Veículos Especiais fornece uma gama de produtos especializados para veículos dadores que formam a base dos veículos convertidos, bem como atualizações de componentes de elevado desempenho, sistemas de energia auxiliares e pacotes de preparação para caraterísticas como luzes de identificação e sistemas de reboque elétricos, incluindo para furgões elétricos da Ford.

Uma rede europeia de mais de 200 conversores, como parte do Programa Ford Pro Convertor, oferece mais experiência e soluções dedicadas em todo o espetro de conversão, desde uma simples instalação de prateleiras num furgão, até uma frota nacional de veículos de entrega refrigerados.

A equipa de veículos especiais também fornece uma gama de Soluções de Adaptação Digital para integrar sistemas de terceiros nos ecrãs tácteis dos veículos. Isto pode proporcionar uma experiência mais simples para o utilizador e eliminar a necessidade de acrescentar painéis de controlo adicionais dispendiosos na cabina. Além disso, a equipa fornece homologação e apoio técnico para melhorar a eficiência dos processos de conversão e colocar os veículos exclusivos dos clientes a trabalhar mais rapidamente, porque tempo é dinheiro!

# # #

1 Autonomia de condução de até 300 km com base no carregamento completo da E-Transit Courier. Autonomia estimada utilizando o Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP) e com limitador de velocidade opcional de 120 km/h. Os valores apresentados são para efeitos de comparação e só devem ser comparados com outros veículos testados segundo os mesmos procedimentos técnicos. A autonomia real varia devido a fatores como a temperatura, o comportamento de condução, o perfil do percurso, a manutenção do veículo, a idade e o estado da bateria de iões de lítio.

2 Autonomia de condução de até 402 km com base no carregamento completo da E-Transit com opção de autonomia alargada. Autonomia estimada utilizando o Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP). Os valores apresentados são para efeitos de comparação e só devem ser comparados com outros veículos testados segundo os mesmos procedimentos técnicos. A autonomia real pode variar devido a vários fatores (por exemplo, condições meteorológicas, estilo de condução, perfil do percurso, estado do veículo, idade e estado da bateria de iões de lítio).

3 Autonomia de condução de até 337 km com base no carregamento completo da E-Transit Custom. Autonomia estimada com base no Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP). Os valores apresentados são para efeitos de comparação e só devem ser comparados com outros veículos testados segundo os mesmos procedimentos técnicos. A autonomia real pode variar devido a vários fatores (por exemplo, condições meteorológicas, estilo de condução, perfil do percurso, estado do veículo, idade e estado da bateria de iões de lítio). 

4 Ford Transit Custom Plug-In Hybrid – Emissões de CO2 homologadas: 35 - 46 g/km WLTP; Eficiência de combustível homologada: 1,6 - 2l /100 km WLTP; Autonomia elétrica pura: 44 – 56 km WLTP. Os consumos de combustível/energia declarados, as emissões de CO2 e a autonomia elétrica WLTP são determinados de acordo com os requisitos e especificações técnicas dos Regulamentos Europeus (CE) 715/2007 e (UE) 2017/1151, na sua mais recente redação. Os procedimentos de ensaio normalizados aplicados permitem a comparação entre diferentes tipos de veículos e diferentes fabricantes.

5 Ford Transit Connect Plug-In Hybrid – Emissões de CO2 homologadas: 11-12 g/km WLTP; Eficiência de combustível homologada: 0,5 l/100 km WLTP; Autonomia elétrica pura: 115-119 km WLTP. Os consumos de combustível/energia WLTP declarados, as emissões de CO2 e a autonomia elétrica são determinados de acordo com os requisitos e especificações técnicas dos Regulamentos Europeus (CE) 715/2007 e (UE) 2017/1151, na sua mais recente redação. Os procedimentos de ensaio normalizados aplicados permitem a comparação entre diferentes tipos de veículos e diferentes fabricantes.

6 Com base nos dados de vendas da S&P Global Mobility. Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia e Suíça.

7 A potência e o binário são atributos independentes e não podem ser alcançados simultaneamente.

8 A carga útil máxima varia e baseia-se nos acessórios e na configuração do veículo. Consulte a etiqueta na ombreira da porta para saber a capacidade de carga de um veículo específico. Fixe sempre a carga corretamente.

9 Autonomia de condução de até 317 km de bateria standart com base no carregamento completo da E-Transit. Autonomia estimada utilizando o Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP). Os valores apresentados são para efeitos de comparação e só devem ser comparados com outros veículos testados segundo os mesmos procedimentos técnicos. A autonomia real pode variar devido a vários fatores (por exemplo, condições meteorológicas, estilo de condução, perfil do percurso, estado do veículo, idade e estado da bateria de iões de lítio).

10 Relatório de maio de 2024 do Centre for Economics and Business Research que estima a atividade económica nas indústrias dependentes de furgões em cinco mercados nacionais, mais a UE. Encomendado pela H+K Strategies e pela Ford Motor Company.

11 Número de pontos de carregamento em 36 países europeus.

12 Redução estimada por ano com base no facto de (1) o cliente responder prontamente aos alertas de saúde do veículo no FordPass Pro/Ford Telematics (para ajudar a evitar chamadas de assistência na estrada) e (2) tempo antecipado poupado utilizando os Centros Ford Transit para manutenção e reparação (incluindo Serviços Expresso). A redução efetiva pode depender de circunstâncias individuais (por exemplo, estilo de condução e utilização do veículo).
PR

Interessa-se por Comerciais?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!