Com uma síntese do ano findo e o lançamento das primeiras linhas da estratégia empresarial para 2025, Paul Cezanne, diretor-geral da FUCHS Lubrificantes Portugal, sublinhou aos meios de comunicação, quão satisfeita a marca ficou “por ter conseguido crescer quando o próprio mercado decresceu”, citando os exemplos da metalomecânica e dos componentes, e da entrada bem sucedida em novo mercado, no caso, da indústria alimentar.
No capítulo dos resultados das operações e das perspetivas para 2025, foi dito que a FUCHS Portugal registou um crescimento sólido em 2024, de 7% relativamente ao ano anterior, tendo o grupo alcançado, a nível global, um EBIT (lucros antes de juros e impostos) de 334 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2024. Assim, também prevê resultados positivos em 2025.
Como planos de crescimento e iniciativas sustentáveis, a FUCHS Portugal, que manterá reforçado o compromisso com a qualidade e inovação que a distinguem no mercado de lubrificantes de alta tecnologia, destacou o foco na expansão do negócio B2B, a consolidação da sua presença em eventos e feiras, e o reposicionamento da marca TITAN com uma nova imagem. Além disso, o segmento RACING será reforçado, com maior visibilidade nas competições desportivas, apoiando mais de 20 pilotos em modalidades como ralis, rampas, kartcross e motociclismo. Em destaque estará o piloto de rali Hugo Lopes, que conquistou três títulos em 2024 e contará com o apoio da FUCHS para competir no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR).
Sendo a sustentabilidade um pilar estratégico para a empresa, no âmbito ambiental Paul Cezanne tinha para anunciar medidas significativas, caso da instalação de painéis solares na sede da empresa, na Maia. Com uma área de 2.000 m², a infraestrutura será capaz de gerar energia suficiente para abastecer mais de 450 famílias por ano, ultrapassando as necessidades energéticas da própria unidade.
A nível global, a FUCHS continuará a investir na sustentabilidade com o objetivo de alcançar zero emissões até 2040. Desde 2010, o grupo tem priorizado a transição energética, alcançando a neutralidade de carbono na produção em 2020. Um marco recente foi o lançamento do conceito ACT (Advanced Circular Technologies) em 2024, que transforma a cadeia de valor de linear para circular, reduzindo significativamente a pegada de carbono da FUCHS e dos seus mais de 100.000 clientes globais.
Presença em eventos e em novos mercados
A FUCHS marcará presença na EMAF (Exposição de Máquinas, Ferramentas e Acessórios), em maio, com o tema ACT em destaque. Outros eventos no calendário incluem o Norte Classic, em abril, e o RallySpirit, em junho, que reforçam a ligação da marca ao desporto motorizado.
Por sua vez, André Castro Pinheiro, diretor automotive da FUCHS Portugal, sublinhou que todos os anos a marca tem subido os seus volumes de negócio, em linha com a notoriedade da marca. “Somos a marca dos profissionais há 35 anos e estamos para ficar. Continuaremos a entrar em novos mercados, até mesmo em alguns nichos de tecnologia, porventura, uma dos nossos segredos. Continuaremos a trabalhar com a competição, que é o melhor laboratório, com as melhores oficinas, com quem trabalhamos várias parcerias, e também com os Transportes LASO, mas agora com total exclusividade.