Modos Suaves
14 fevereiro 2024

Associação Braga Ciclável lança petição para instalação de Bikesharing

Os sistemas de bicicletas partilhadas já tiveram várias formas de funcionamento na Europa, mas a sua essência, o seu objetivo mantém-se simples: permitir a utilização do mesmo veículo por vários utilizadores e que uma pessoa retire uma bicicleta num determinado ponto e a devolva ao sistema noutro local. É o que pretende a Associação Braga Ciclável, um sistema de partilha que, à semelhança das GIRA em Lisboa, seja operado pelos TUB, e que possua 1000 bicicletas, 1440 docas espalhadas por 72 estações. A petição pode ser assinada online no site das petições públicas. 

Em Braga, em 2007, a Universidade do Minho lançava as BUTE, um sistema de aluguer de bicicletas para alunos e docentes da Universidade do Minho. As bicicletas chegaram a andar na cidade, mas com a infraestrutura existente, as pessoas tinham medo de as utilizar.


Em 2009, os TUB apresentaram o projeto TUBiclas. Um projecto de partilha/aluguer de bicicletas que pretendia servir todos aqueles que pretendessem utilizar a bicicleta para se deslocar no seio urbano, quer em complementaridade com a TUB, quer exclusivamente. Foi notícia do Diário do Minho e da RUM em 2009, mas nunca saiu do papel.


Em 2013. o Plano Diretor Municipal é revisto e passa nele a constar a previsão de um sistema de BikeSharing público para a cidade com 1 000 bicicletas e 1 440 Dock Stations, distribuídas por 72 estações. Para garantir a utilização do sistema, o Município tem no PDM a criação de 76 km de vias cicláveis, entre as quais cerca de 20 km de ciclovias.


Em 2022, um operador privado coloca 60 bicicletas em Braga num sistema dockless, com bicicletas rígidas, totalmente elétricas, caro para o utilizador e sem uma rede ciclável a garantir a segurança dos utilizadores. As bicicletas desapareceram da cidade sem explicação, inclusive sem conhecimento do executivo municipal.


O sistema de bicicletas partilhadas pode ser visto como uma parte do sistema de transportes públicos, sendo um precioso aliado dos sistemas rodoviários e ferroviários de transportes de passageiros, sendo que em algumas cidades onde foi implementado aumentou em 10 vezes o raio de ação das paragens e estações dos serviços pesados de transportes públicos.


Espera-se que a Assembleia tome as devidas diligências e dê também conhecimento desta mesma petição ao executivo da Câmara Municipal de Braga, bem como à empresa municipal de mobilidade, os TUB.

PR

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