Elétricos Pesados
31 janeiro 2023

DB Schenker utiliza os primeiros MAN eTrucks a partir de 2024

A empresa internacional de logística DB Schenker e o fabricante comercial de veículos pesados MAN Truck & Bus assinaram agora um acordo para integrar pela primeira vez o novo MAN eTruck. A DB Schenker está assim a impulsionar a electrificação da sua frota e o transporte rodoviário de mercadorias. A empresa planeia acrescentar 100 novos MAN eTrucks à sua frota até 2026. 

"A DB Schenker e a MAN estão a percorrer juntos o caminho para um futuro eléctrico. Estamos muito satisfeitos por ter o nosso primeiro cliente para o novo eTruck. A procura no mercado para este veículo totalmente eléctrico já é enorme. O tema está realmente a ganhar força, também porque cada vez mais os nossos clientes têm objectivos de descarbonização extremamente ambiciosos. Isto tem um impacto directo sobre as cadeias logísticas. No entanto, só conseguiremos alcançar uma mobilidade sustentável no transporte de mercadorias pesadas com o apoio político adequado. Isto diz respeito, entre outras coisas, ao rápido desenvolvimento da infra-estrutura de carregamento e também à concepção do sistema de financiamento para a aquisição de camiões eléctricos", disse Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, na reentrada do Ano Novo nas instalações da MAN em Munique, que também contou com a presença do Ministro dos Assuntos Económicos da Baviera, Hubert Aiwanger.

Cyrille Bonjean, Chefe dos Transportes Terrestres da DB Schenker Europe, afirmou: "Queremos acumular experiência prática com os camiões eléctricos o mais cedo possível. Desta forma, podemos rapidamente criar uma oferta para a economia para tornar as cadeias de abastecimento mais ecológicas. É por isso que era importante para nós conseguirmos os primeiros MAN eTrucks. Isto aproxima-nos mais um passo do nosso objectivo de sermos zero CO2 na estrada, em transporte terrestre até 2040".

Na primeira metade de 2024, os primeiros MAN eTrucks serão produzidos numa pequena série na linha de produção na sede da empresa em Munique. Com a assinatura do acordo, a DB Schenker é o primeiro cliente piloto para estes eTrucks. A empresa quer ganhar experiência prática com o produto o mais cedo possível. Isto inclui também a criação da sua própria infra-estrutura de carregamento, planeamento inteligente de rotas e outros serviços digitais da MAN Digital Solutions, tais como eManager, ServiceCare e MAN Driver App. A DB Schenker é, portanto, apoiada pela consultoria 360° da MAN Transport Solutions, incluindo análise de rotas, estratégia de carregamento, planeamento de infra-estruturas de carregamento e optimização da procura de energia.

Os primeiros MAN eTrucks para a DB Schenker serão tractores de semi-reboque, os chamados tractores de ultra-semi-reboque. A baixa altura do semi-reboque de cerca de 950 mm permite o transporte de reboques com uma altura interna de 3 metros. Dez MAN eTrucks que a DB Schenker receberá em 2024 serão unidades de ultra-tractor. Os outros camiões eléctricos a serem entregues em 2025 e 2026 estão planeados serem ultra-tractores e camiões de caixa móvel.

A produção dos futuros eTrucks está preparada na MAN desde 2021 no MAN eMobility Center, uma vez que os camiões convencionais a diesel e os camiões eléctricos sairão de uma linha de produção única. Para este fim, os fluxos de trabalho e as etapas de processamento dos técnicos de planeamento, designers e peritos de concepção são mapeados com precisão e quaisquer ajustamentos necessários são imediatamente executados.

Os componentes essenciais do eTrucks serão produzidos em Nuremberga no futuro. A MAN fabrica as baterias de alta tensão neste local - actualmente ainda em produção em pequenas séries, mas a partir do início de 2025 os pacotes de baterias serão produzidos em grandes séries. Para este fim, a empresa irá investir cerca de 100 milhões de euros durante os próximos cinco anos no local de produção tradicional para motores de combustão interna. O fabricante de veículos comerciais está também a receber apoio do governo do estado da Baviera, que se comprometeu a contribuir com cerca de 30 milhões de euros para a pesquisa de energia e financiamento tecnológico para o período de 2023 a 2027.

PR

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