Com 30 milhões de quilómetros de utilização pelos transportadores, os camiões elétricos da Renault Trucks já pouparam 29.000 toneladas de emissões de CO₂. Com esta nova oferta, o fabricante francês está a ampliar ainda mais a sua gama de soluções de transporte sustentável para apoiar os seus clientes na transição energética.
O aumento da autonomia do Renault Trucks E-Tech T é conseguido através da integração de um novo componente, nomeadamente um eixo elétrico.
A tecnologia E-axle permite que todos os elementos do trem de força – motores elétricos e transmissão – sejam agrupados na parte traseira do veículo, libertando espaço entre as longarinas para acomodar baterias adicionais. A Renault Trucks E-Tech T equipada com eixo elétrico pode percorrer 600 km com uma única carga.
"O advento deste camião elétrico impulsionará a transição para a mobilidade elétrica", explicou Emmanuel Duperray, vice-presidente sénior de eletromobilidade da Renault Trucks. "Acreditamos que um alcance de 600 km com uma única carga, combinado com o desenvolvimento de redes de infraestrutura de carregamento público até 2026 – em particular através da nossa joint venture Milence – nos permitirá alcançar a paridade operacional [com a tecnologia diesel] que os nossos clientes esperam."
Oferta complementa a gama existente
Concebido para o transporte de longo curso, este Renault Trucks E-Tech T com uma gama alargada irá melhorar a oferta elétrica do fabricante sem substituir as soluções atuais. A Renault Trucks continuará a oferecer uma vasta gama de autonomias, configurações e equipamentos adaptados a utilizações específicas. Para ajudar os transportadores a encontrar a solução ideal, a Renault Trucks também fornece ferramentas avançadas de simulação que permitem configurar cada camião elétrico de acordo com as suas necessidades específicas.
"Não estamos a procurar entrar numa corrida pela autonomia com uma única carga", enfatizou Emmanuel Duperray. Baterias superdimensionadas penalizam a carga útil, aumentam os custos operacionais totais e aumentam a pegada ambiental. Em essência, um camião elétrico é mais caro do que um veículo a combustão. Precisamos repensar a logística de baixo carbono, ou seja, reconsiderar os padrões de transporte para otimizar o uso de veículos de transporte e, portanto, reduzir o custo por quilómetro."
A Renault Trucks incentiva os seus clientes a ajustar o tamanho das baterias de acordo com as suas necessidades reais e presta apoio na otimização da solução, incluindo a estratégia de carregamento. "Esta abordagem já nos permite atingir uma quilometragem diária de mais de 700 quilómetros com a nossa produção em série Renault Trucks E Tech T."
As encomendas para este novo veículo serão abertas no segundo semestre de 2025, com a produção a cargo da fábrica de Bourg-en-Bresse, que monta as gamas elétricas topo de gama da marca desde o final de 2023.
PR