Atualidade
29 julho 2024

DB Group com resultados negativos no primeiro semestre de 2024

As deficiências estruturais da rede ferroviária alemã e a situação operacional difícil, devido em parte a greves e condições meteorológicas adversas, tiveram um impacto negativo no desempenho económico do Deutsche Bahn Group (DB Group) no primeiro semestre de 2024. Para garantir que as medidas de infraestrutura urgentemente necessárias pudessem começar rapidamente, o DB Group também fez pré-financiamentos significativos de despesas de manutenção adicionais para o governo, como fez no primeiro semestre de 2023.

O DB Group encerrou o primeiro semestre de 2024 com um prejuízo operacional (EBIT ajustado) de €677 milhões de EUR - um declínio de mais de €950 milhões em comparação com o primeiro semestre de 2023. A perda líquida após impostos foi de €1,2 mil milhões (em comparação com uma perda de €71 milhões no primeiro semestre de 2023). A DB Schenker, a subsidiária de logística altamente lucrativa do DB Group, mais uma vez fez contribuições positivas consideráveis para o resultado geral, mas só conseguiu compensar parcialmente as perdas no negócio principal do DB Group. O Grupo DB registou uma perda operacional da sua atividade principal, o Sistema Ferroviário Integrado (que inclui principalmente as atividades de mobilidade, transporte ferroviário de mercadorias e infraestruturas ferroviárias), de €1,2 mil milhões no primeiro semestre de 2024 (em comparação com uma perda de €339 milhões no primeiro semestre de 2023). As receitas do grupo diminuíram ligeiramente, em 3%, para €22,3 mil milhões.

O Grupo DB aumentou mais uma vez as suas despesas de capital na rede ferroviária e em melhores serviços ferroviários no primeiro semestre de 2024, graças a um grande aumento do financiamento governamental. Ao fazê-lo, continuou a implementar sistematicamente a sua estratégia de expansão para o Strong Rail na Alemanha. As despesas de capital líquidas (incluindo o apoio do Estado ao capital próprio) aumentaram cerca de 35 % em comparação com o primeiro semestre de 2023, para €4 mil milhões. As despesas de capital brutas totalizaram €7,3 mil milhões, um aumento de 18 %. Apesar da perda no primeiro semestre de 2024, o Grupo DB mantém o seu objetivo de melhorar o seu EBIT no Sistema Ferroviário Integrado em cerca de €2 mil milhões em 2024 como um todo, em comparação com o ano anterior, confirmando essencialmente a sua previsão de março de 2024. O novo apoio governamental às despesas de manutenção da infraestrutura, que o Governo planeia implementar no segundo semestre de 2024, contribuirá para isso, entre outras coisas. Tal inclui reembolsos de despesas de manutenção pré-financiadas em 2023 e 2024 pelo DB Group. Ao mesmo tempo, o Grupo DB continua as suas medidas para reduzir custos e melhorar a eficiência, especialmente na administração.



Serviços ferroviários

“Eventos climáticos extremos sem precedentes esticaram a infraestrutura ferroviária, que já necessitava de uma modernização, para além dos seus limites, e pioraram a situação operacional e financeira no transporte de passageiros e de mercadorias. Para além disso, houve greves e acidentes, como o que aconteceu no túnel de Raueberg”, disse o CEO da DB, Richard Lutz. “No transporte de longa distância, o clima extremo sobrecarregou a pontualidade em sete pontos percentuais no primeiro semestre de 2024 e também reduziu a procura. Apesar destes desafios, queremos voltar a gerar um lucro operacional em 2024 como um todo. Portanto, além de modernizar a infraestrutura, também introduzimos medidas de curto prazo para estabilizar a situação operacional e económica”, disse Lutz.

Através do seu plano de ação para a pontualidade, o Grupo DB concentra-se, por exemplo, na pontualidade das partidas de comboios em nós especialmente congestionados. Para melhorar a situação económica a curto prazo, o Grupo DB implementou um programa rigoroso de monitorização e controlo das despesas no Sistema Ferroviário Integrado. Até à data, o Grupo DB poupou cerca de €110 milhões em despesas de material. Além disso, introduziu medidas a médio e longo prazo para aumentar a rentabilidade em todas as áreas do sistema ferroviário integrado.

A infraestrutura propensa a falhas, o alto nível de construção e a menor pontualidade (62,7% no serviço de longa distância, em comparação com 68,7% no primeiro semestre de 2023) tiveram um grande impacto no desempenho, receitas e lucros das empresas operadoras de comboios do Grupo DB nos primeiros seis meses de 2024. Os quilómetros de comboio na infraestrutura ferroviária diminuíram ligeiramente, em 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado, para 548 milhões de quilómetros de percurso de comboio nos primeiros seis meses de 2024.

A DB Long-Distance em alta

64,2 milhões de passageiros apanharam os comboios de longo curso do Grupo DB no primeiro semestre de 2024 - cerca de 6% menos do que nos primeiros seis meses do ano anterior. O volume vendido no transporte de longa distância caiu 3,6% no mesmo período para cerca de 20,9 mil milhões de quilómetros de transporte de passageiros, devido às greves e também às restrições relacionadas com o clima na rede ferroviária.

No primeiro semestre do ano, os comboios de longo curso do Grupo DB geraram €2,8 mil milhões em receitas, cerca de €68 milhões menos do que no mesmo período do ano anterior. Após os primeiros meses do ano, que foram afetados por greves, os passageiros regressaram recentemente aos comboios em grande número, tornando junho de 2024 o mês mais forte da história da unidade de negócio de longa distância da Alemanha em termos de receitas. A DB Long-Distance encerrou o primeiro semestre de 2024 com uma perda operacional (EBIT ajustado) de €232 milhões (em comparação com uma perda de €62 milhões no primeiro semestre de 2023).

A DB Regional continuou a ver efeitos positivos significativos do Bilhete-Alemanha no primeiro semestre de 2024: 855 milhões de passageiros apanharam os comboios locais e regionais do Grupo DB no primeiro semestre de 2024 - um aumento de cerca de 6% em comparação com os primeiros seis meses de 2023. Também percorreram distâncias consideravelmente maiores, resultando num aumento do volume ferroviário vendido na DB Regional em mais de 17% para 19,5 mil milhões de quilómetros de transporte de passageiros. As receitas da DB Regional aumentaram em €283 milhões para cerca de €5,0 mil milhões. O seu EBIT ajustado representou novamente uma ligeira perda operacional de €66 milhões (primeiro semestre de 2023: - €37 milhões).
A DB Cargo, a unidade de negócio de transporte ferroviário de mercadorias do Grupo DB, que está a passar por uma transformação abrangente, transportou cerca de 93 milhões de toneladas de mercadorias no primeiro semestre de 2024, cerca de 10,2% menos do que nos primeiros seis meses de 2023. O volume vendido caiu 7,6%, em parte devido à diminuição da produção nas indústrias de energia intensiva e à menor procura de transporte devido às condições económicas. Com €2,8 mil milhões, as receitas da DB Cargo registaram uma descida de €106 milhões. Os efeitos das greves e a diminuição dos subsídios para acesso à via e taxas de serviço também tiveram um impacto negativo. O EBIT ajustado diminuiu em comparação com os primeiros seis meses de 2023, em €66 milhões de euros, para uma perda operacional de €261 milhões. O novo apoio a todo o setor para o transporte em vagão único, introduzido pelo Governo Federal, entrará em vigor no segundo semestre de 2024.

DB Schenker no positivo

A subsidiária de logística do Grupo DB, DB Schenker, continuou a ter um desempenho muito bom no primeiro semestre de 2024, apesar da nova normalização das taxas de frete aéreo e marítimo. Com um lucro operacional (EBIT ajustado) de €520 milhões, a DB Schenker continuou a ter um desempenho duas vezes melhor do que antes da pandemia de Covid-19. “Graças a um programa de eficiência bem-sucedido, a DB Schenker tem boas oportunidades para alavancar um potencial de lucro adicional também no futuro”, disse o CFO da DB, Dr. Levin Holle.
O Grupo DB também está a avançar com mudanças estruturais no seu negócio principal, a fim de trabalhar de forma mais eficiente através de mais padronização, automação e digitalização. “Todas as unidades de negócio do Sistema Ferroviário Integrado têm de voltar a ser rentáveis. Para tal, temos de melhorar significativamente a nossa eficiência de custos”, afirmou Holle. Ele estimou os encargos financeiros devidos às greves no primeiro semestre de 2024 em cerca de €300 milhões.

O Grupo DB está a concentrar-se na sua atividade principal. Concluiu a venda da DB Arriva em maio de 2024, tal como planeado. Como resultado, a dívida do DB Group diminuiu em mais de €mil milhões.
A implementação da expansão significativa do apoio aos caminhos-de-ferro, decidida pelo Governo, teve início em junho, com o DB Group a receber cerca de €3 mil milhões, a primeira parcela da injeção de capital prevista para 2024. Este facto estabilizou o endividamento do DB Group. A dívida financeira líquida do DB Group em 30 de junho de 2024 era cerca de €mil milhões inferior à do final do ano anterior.

Perspetivas
O Grupo DB envidará todos os esforços no segundo semestre de 2024 para concluir com sucesso a modernização geral da linha Riedbahn entre Frankfurt am Main e Mannheim, que já está em andamento. Este projeto é o primeiro dos planos do DB Group para transformar a rede altamente congestionada da Alemanha numa rede de alto desempenho. A modernização do Riedbahn reduzirá as interrupções causadas por problemas de infraestrutura em até 80%.

O DB Group irá também planear os futuros estaleiros de construção de forma diferente a partir de agora, e não apenas os grandes estaleiros nos corredores principais. A construção será agrupada em janelas programadas e o volume de construção será aumentado. Isto criará mais períodos sem obras e melhorará a fiabilidade para as empresas de transportes e para os passageiros.

O DB Group mantém, em grande medida, as suas perspetivas para o ano inteiro de março, apenas com pequenas revisões em baixa. Prevê que as despesas de capital numa infraestrutura potente, que já se encontram a um nível muito elevado, continuem a aumentar em 2024, com as despesas de capital brutas para o ano no seu conjunto a atingirem cerca de 21 mil milhões de euros e as despesas de capital líquidas, incluindo as contribuições de capital do Governo Federal, a atingirem cerca de €11 mil milhões.

O DB Group reduziu ligeiramente a sua previsão para as receitas, igualando o nível do ano anterior em cerca de €45 mil milhões. O DB Group pretende gerar um lucro operacional (EBIT ajustado) de cerca de €mil milhões para o ano no seu conjunto.

Todas as previsões dependerão de fatores como a evolução da situação operacional e a continuação da entrada do financiamento público previsto.

PR

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