A Pinto Basto, que opera no setor da logística, transporte e agenciamento marítimo desde 1771, foi a responsável por uma complexa operação de transporte e descarga de um cargo boat de 590 toneladas e 50 metros de comprimento na Baía de Luanda. Esta operação, que se destacou pela sua meticulosa preparação e execução, envolveu o uso combinado das gruas do navio para garantir a segurança em todas as fases do processo de descarga.
Especificamente, a operação começou com o unlashing cuidadoso da carga e retirada das soldaduras. De seguida, as cintas que serviriam para elevar o cargo boat foram posicionadas e protegidas consoante o plano de elevação que foi previamente estudado e aprovado. Por fim, foi executado um movimento escrupulosamente controlado das duas gruas do navio, posicionando desta forma o cargo boat na água.
Todo este processo foi coordenado pela equipa de carga de projeto da Pinto Basto, que esteve presente no local para supervisionar a operação que durou cerca de 12 horas devido ao rigor na preparação e coordenação.
Além da descarga, a Pinto Basto foi também responsável pelo desalfandegamento da embarcação. O cargo boat entregue será um ativo crucial para o desenvolvimento da cabotagem marítima em Angola, reforçando as capacidades logísticas e contribuindo para o crescimento do setor marítimo no país.
“Esta operação bem-sucedida reafirma a Pinto Basto enquanto referência em operações complexas de carga de projeto e transporte marítimo, demonstrando a sua expertise em projetos de alta complexidade”, explica João Bobone, administrador da Pinto Basto.
PR