Atualidade
06 janeiro 2025

Elétricos com apenas 1,7% do mercado de vendas de pesados em 2024

De acordo com os dados revelados pela Associação do Comércio Automóvel (ACAP), com origem na Autoridade Tributária, em 2024 foram matriculadas 7250 novas viaturas pesadas, de mercadorias e de passageiros, valor que ficou abaixo 8,3% relativamente ao ano anterior.

Deste universo, 6400 são destinadas ao transporte de mercadorias (-7,6% face a 2023) e 850 para o serviço de passageiros (-13,6%).

O tipo de energia utilizada pelos veículos pesados que entraram ao serviço em 2024 permanece solidamente assente no gasóleo, uma vez que 7101 dessas novas matrículas referem-se a veículos com motorização diesel (6330 para serviço de transporte de mercadorias, e 771 para passageiros), o que representa 97,9% do total de veículos vendidos. Os veículos elétricos a bateria (BEV) que entraram em circulação em 2024 são apenas 123, ou 1,7% do mercado total (44 para mercadorias e 79 para transporte de passageiros).

Um valor igualmente escasso - 0,5% do total das vendas - resultou da opção por veículos alimentados por combustíveis alternativos, pois foram registados 25 deste tipo de veículos, sendo que quatro a GNL, 11 a GNC e outros 11 no modelo híbrido GNL/gasóleo.

Por marcas, a Volvo continua a ser a mais vendida em Portugal no que se refere a pesados (mercadorias), com um total de 1282 unidades (quebra de 23,6% relativamente a 2023), seguida pela Mercedes-Benz, com 785 (-31,7%) e pela Scania, com 779 novas matrículas (-17%).

A Renault deu um salto quantitativo no campeonato das vendas, pois passou de uma quota de mercado de 8,16 para 11,48%, em resultado do aumento de vendas em 30,1%, com 735  novos registos em 2024. O mesmo se passou com a IVECO, ao aumentar mais de 17% as vendas, para 733 unidades, tal como a MAN (10,3% e 686 novas matrículas) e a DAF (28,4% e 601 unidades vendidas). Já a Ford regrediu 16,5%, registando 390 veículos, menos 77 que em 2023.

Entre os pesados de passageiros, a IVECO mostrou uma notável performance, trepando ao primeiro lugar de vendas, com 219 unidades, o que representa um acréscimo de 88,8% relativamente a 2023, mas apenas mais duas que a Mercedes-Benz.

Comerciais avançam 13,3% e o mercado total 5,6%

No que se refere ao veículos comerciais ligeiros, de janeiro a dezembro foram matriculadas 32.304 unidades, o que representa um crescimento de 13,3% relativamente a 2023, o melhor de todos os setores em análise. Peugeot (5718), Renault (4356) e Toyota (3556) levaram a melhor no número de veículos entregues ao mercado.

Relativamente à tipologia dos veículos, 92,1% (29.764 unidades) permanecem fiéis na fileira do gasóleo e só 7,2% aderiram à propulsão elétrica.

Ainda liderado pela Peugeot, o mercado global de vendas de veículos automóveis (compreendidos ligeiros, comerciais e pesados) cresceu 5,6% em 2024, com a atribuição de 249.269 novas matrículas, cabendo à marca do grupo Stellantis 21.611 daquelas do segmento de passageiros e à Mercedes-Benz 16.649. A Dacia ocupou o terceiro lugar, com 16.214 veículos matriculados, mas reclamou também o título de campeão absoluto de vendas do ano, através do Sandero, na versão Stepway, ao comercializar 7660 unidades.

Por tipo de energia utilizada, os veículos elétricos a bateria foram responsáveis por 19,9% das vendas em 2024, mas quando acrescentados aos do tipo plug-in, híbridos elétricos e não elétricos, então aquele valor passa para 57,3% da totalidade do mercado.

Interessa-se por Atualidade?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!