O executivo, que assumiu o cargo este mês, ocupou durante mais de duas décadas cargos de responsabilidade em empresas internacionais como a DHL Supply Chain, onde trabalhou em diferentes cargos como Interplant Coordinator, Transport and Network Planner e Site Manager. Além disso, tem feito parte da área de Desenvolvimento Empresarial e Gestão de Contas em setores verticais como Life Science, Automação, Engenharia e Fabrico. Quanto à sua formação académica, é Engenheiro Industrial com especialização em Gestão Empresarial e tem uma pós-graduação em Melhoria de Processos, Lean Management e Vendas.
Juan Carlos Moro, CEO da DB Schenker na Península Ibérica, afirma que "é uma grande satisfação incorporar um perito como Alfredo Alcalá na nossa equipa. Tanto o Comité da Direção Ibérica em geral como eu em particular estamos muito felizes por poder contar com o seu talento e experiência". Além disso, acrescentou que Alcalá "irá liderar, juntamente com toda a equipa de Logística de Contratos na Ibéria, um ambicioso plano de crescimento e melhoria do nosso posicionamento e quota de mercado".
Alfredo Alcalá irá substituir Paulo Sá, que tem liderado este sector da empresa na Península Ibérica durante os últimos quatro anos. Em 2020, Paulo Sá e a sua equipa alcançaram um crescimento e rentabilidade recorde na área. Apesar das situações adversas que teve de enfrentar num 2020 marcado pela pandemia COVID-19, a Logística de Contratos conseguiu posicionar-se como o segmento que mais melhorou os seus resultados em comparação com o ano anterior.
O novo responsável declarou sentir-se "muito satisfeito por fazer parte de uma empresa como a DB Schenker, líder na gestão e logística da cadeia de abastecimento e na inovação aplicada ao setor dos transportes". Alfredo Alcalá também reconhece que "este projeto é um desafio para mim e espero contribuir para o sucesso da empresa na obtenção de resultados ainda melhores do que os que têm vindo a ser reportados".