Logística
29 junho 2021

Três tendências que vão marcar o sector dos transportes

Esta transformação é fruto não só dos desenvolvimentos tecnológicos resultantes da cada vez mais intensa cooperação entre fabricantes automóveis e empresas de tecnologia, como também da maior pressão imposta ao sector dos transportes no que diz respeito à diminuição da sua pegada ecológica.

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2020 terá sido provavelmente o ano de afirmação do comércio online, consequência, em grande parte, das medidas de prevenção face à pandemia Covid-19 que levaram ao encerramento de vários espaços de comércio físico, “forçando” assim os consumidores a explorar novos canais de consumo. Os números revelam isso mesmo, já que no ano passado o número de bens adquiridos online cresceu 24%, ao passo que as vendas em loja sofreram uma redução de 7%. (Forbes, 2021)

Com o crescimento do comércio online, a possibilidade de acompanhar o estado das encomendas tornou-se num autêntico requisito, que inúmeras empresas de logística e distribuição já implementaram. Mas mais do que isso, os consumidores procuram interagir e acompanhar a localização dos seus produtos ou serviços de forma instantânea e acessível.

Qual o papel da Telemática?

A tecnologia é fundamental para fornecer o nível de transparência e visibilidade exigido pelos consumidores. A este respeito, as soluções de localização e gestão de frotas GPS da Verizon Connect, são um exemplo de como a tecnologia pode ser implementada para dar mais visibilidade sobre o estado, localização e rota de uma viatura. Estas soluções permitem não só acompanhar a localização das viaturas, como também otimizar rotas e recolher métricas relevantes sobre o estilo de condução dos motoristas, tendo em vista a utilização eficiente e produtiva dos recursos da empresa, e a introdução de melhorias na qualidade do serviço prestado ao cliente. Os dados obtidos por soluções de localização de viaturas permitem dar respostas mais precisas às principais questões dos clientes (Onde está a minha encomenda? Qual é a hora prevista de chegada?), reforçando não só a relação de confiança com o consumidor, como também a imagem de credibilidade da empresa.

Sustentabilidade do Transporte

Desde os anos 90 que o sector dos transportes tem avançado em contraciclo comparativamente a outros sectores de actividade no que diz respeito à redução das emissões associadas à sua atividade. Segundo a Agência Europeia do Ambiente, o setor é responsável por ¼ do total de emissões de gases de efeito de estufa na União Europeia (UE), dos quais 70% são provenientes de automóveis, carrinhas, camiões e autocarros.

Mais do que uma tendência, a sustentabilidade do transporte é uma necessidade, prevendo-se mesmo que venha a ser um pilar cada vez mais relevante na estratégia das empresas de logística e transportes. Além das motivações económicas, relacionadas com o aumento do preço dos combustíveis (que obrigam a uma maior eficiência na utilização deste recurso para a manutenção dos níveis de competitividade), a maior pressão dos governos para com o cumprimento das metas de neutralidade carbónica também terá influência no acelerar desta tendência.

A redução do impacto ambiental do sector dos transportes é, por isso, um dos grandes temas na agenda política da UE. A estratégia de descarbonização será suportada por regras vinculativas no que diz respeito ao número de emissões e tipo de combustível utilizado.

Qual o papel da Telemática?

O caminho da sustentabilidade do transporte já pode ser trilhado com a ajuda da telemática aplicada à gestão de frotas. As soluções de gestão de frotas conferem às empresas a possibilidade de gerirem os seus recursos de forma mais eficiente e amiga do ambiente. A utilização de combustível, por exemplo, pode ser optimizada através da seleção das rotas mais directas para chegar ao destino ou da identificação de episódios de ralenti excessivo. Deste modo, as empresas podem não só reduzir os seus gastos com combustível, como também reduzir a sua pegada ecológica.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) está a tornar-se rapidamente no principal foco de transformação do setor automóvel e dos transportes, com a introdução progressiva de funcionalidades que visam melhorar a experiência de condução e a segurança na estrada. Mas o que é afinal a Inteligência Artificial (IA) e quais os seus benefícios e riscos para o sector dos transportes?

De acordo com o Centro de Pesquisa Conjunta da Comissão Europeia, a IA pode ser definida como “qualquer máquina ou algoritmo capaz de analisar o seu ambiente, aprendendo, e tomando ações inteligentes ou decisões premeditadas com base no conhecimento e experiência adquiridos”. Trata-se não de uma única tecnologia, mas sim de uma combinação de métodos e tecnologias que visam revelar comportamentos inteligentes, como o pensamento lógico ou a resolução de problemas.

A IA promete ajudar a transformar todos os modos de transporte a tornarem-se mais seguros, eficientes, ecológicos, inteligentes e cómodos, podendo ser aplicada na identificação de riscos, agilização do congestionamento do trânsito, análise preditiva do comportamento de peões e condutores e na comodidade das viagens dos motoristas ao aliviar de forma significativa o esforço de condução. De facto, as tecnologias de IA, que substituem algumas funções de condução, já estão amplamente difundidas na indústria automóvel, como é o caso do estacionamento automático ou assistido, cruise control e o sistema start/stop em paragens. No entanto, os cenários com níveis de automação superiores estão ainda em fase de teste em ambientes controlados.

Qual o papel da Telemática?

Para uma frota, a capacidade de monitorizar os seus activos de forma instantânea através da telemática não é um fenómeno recente. No entanto, os gestores de frotas só muito recentemente tiveram a capacidade de aplicar a aprendizagem da IA nas suas organizações e na forma como comunicam com a sua frota. Graças ao machine learning, um componente da IA que possibilita que um sistema “aprenda” e refine continuamente a sua capacidade de interpretar grandes volumes de dados, as frotas podem melhorar a precisão dos dados de telemática relacionados com estilo de condução, monitorização de ativos, e tipo de utilização para melhorar a segurança, produtividade e eficiência de custos.

Com tantas variáveis a serem consideradas, incluindo elementos mecânicos e humanos, é crucial refinar a maneira como os gestores de frotas comunicam com os motoristas, equipas e ativos de forma instantânea. A telemática aplicada à gestão de frotas permite identificar tendências na utilização de viaturas e no estilo de condução, com o objectivo de:

  • Reduzir comportamentos de condução indesejados
  • Diminuir episódios de ralenti e pausa prolongada dos motoristas
  • Optimizar rotas e diminuir o número de quilómetros percorridos
  • Localizar viaturas e ativos de forma instantânea
  • Melhorar a eficiência e reduzir custos
  • Aumentar as possibilidades de recuperação das viaturas em caso de roubo

Como se devem posicionar as empresas?

A incorporação de tecnologia continuará a ser uma inevitabilidade para as empresas do sector que pretendam continuar a melhorar os seus níveis de eficiência, segurança e experiência dos clientes. À medida que tecnologias como a IA ou telemática continuarem a assumir uma preponderância cada vez maior na indústria automóvel, as empresas que souberem adoptar estas inovações, combinando-as com a sua experiência profissional, terão muito mais facilidade em manter os seus níveis de produtividade, eficiência e competitividade.

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