Logística
08 janeiro 2025

Programa Lean & Green da GS1 em Portugal conta com 35 empresas

Luís Simões, Pneus do Alcaide, Carreras Grupo Logístico, Leroy Merlin, DDO - Derivados de Ovos Lda. e CAC II - Companhia Avícola do Centro SA. são as empresas que, em 2024, aderiram à plataforma Lean & Green da GS1 Portugal, entidade responsável pela implementação de standards para a promoção de uma maior eficiência ao longo de toda a cadeia de valor.

O Lean & Green é a maior plataforma europeia de colaboração com vista à redução de emissões de CO2 associadas às operações logísticas e de transportes. “O principal objetivo da GS1 Portugal é incentivar as empresas a alcançar um nível de sustentabilidade mais elevado através da redução voluntária das suas pegadas carbónicas”, afirma João de Castro Guimarães, diretor-executivo da GS1 Portugal.

Ao longo de cinco anos, estas empresas serão acompanhadas pela GS1 Portugal, com encontros periódicos de avaliação da implementação das medidas definidas. O objetivo de todas as empresas participantes é o mesmo: atingir 0% de emissões. Por cada patamar alcançado, as empresas são premiadas com uma estrela Lean & Green, num total de cinco. Para aderir à iniciativa, cada empresa começa por definir um plano de ação, com a duração máxima de cinco anos. Esse plano define as etapas de um compromisso da empresa em reduzir, pelo menos, 20% das emissões. Para receber o prémio Lean & Green, o plano tem de ser validado por uma auditora independente, que, por um lado, avalia a pegada de carbono das suas atividades logísticas e de transporte, por outro, comprova a viabilidade do plano em alcançar uma redução mínima de 20% das suas emissões num período de cinco anos.

Sustentabilidade das operações

Cada vez mais as empresas apostam numa estratégia de sustentabilidade. A Carreras Grupo Logístico considera o programa Lean & Green “a ferramenta que ajudará a enfrentar os desafios que a sociedade coloca, estabelecer as bases da nossa evolução e gerar novas oportunidades de inovação e negócios”, explica Hector Benito, diretor ibérico de Projetos e Sustentabilidade da companhia. “Juntamo-nos ao programa Lean & Green porque acreditamos firmemente na importância da sustentabilidade nas nossas operações logísticas. Este programa permitirá avançar na redução da nossa pegada de carbono e continuar a oferecer soluções logísticas responsáveis e eficazes aos nossos clientes”, acrescenta.

Aderir ao Lean & Green vem reforçar “o compromisso de reduzir a nossa pegada carbónica”, afirma David Laureano, administrador da Pneus do Alcaide. “Esta parceria representa uma oportunidade para implementar ações concretas de descarbonização, disponibilizando aos nossos clientes serviços que prolongam a vida útil dos pneus e reduzem as emissões de CO2, promovendo melhorias ambientais, económicas e sociais na cadeia de distribuição.”

A Leroy Merlin “compromete-se a liderar pelo exemplo, assumindo a meta de reduzir em 40% as emissões de carbono no transporte rodoviário num período de quatro anos”, afirma Dalila Tavares, diretora de Transportes da empresa. “Esta meta não é apenas um desafio técnico, mas também uma oportunidade de inovar e demonstrar que a sustentabilidade pode ser sinónimo de eficiência e competitividade.”

Já a Luís Simões, que gere uma frota com mais de 1.700 viaturas, está empenhada na “implementação de medidas com vista à redução de emissões associadas às suas operações, contribuindo para a descarbonização do setor do transporte rodoviário de mercadorias”, segundo a coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da empresa. Cláudia Simões acrescenta ainda que “o compromisso com a definição de metas e a participação na iniciativa Lean & Green são evidências do empenho e procura de soluções de menos carbono”.

Certificação ambiental

O programa Lean & Green é uma certificação ambiental presente em 14 países e que conta com mais de 600 empresas. Em Portugal são 35 até ao momento, programa que já permitiu a redução de 2,5 megatoneladas de CO2, a nível global, o que terá evitado o degelo de superfície correspondente a 7 500.000 m2 de calotes polares.

O compromisso com a sustentabilidade das empresas participantes no programa Lean & Green em Portugal será reconhecido com a atribuição de prémios e estrelas Lean & Green, no 1.º Congresso Internacional de Sustentabilidade da GS1 Portugal, a 23 de janeiro de 2025, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

PR

Interessa-se por Logística?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!