Elétricos
18 julho 2022

Elétricos usados com procura crescente

O Standvirtual acaba de divulgar o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de junho.

«Temos vindo a reparar no menor interesse por veículos a combustão nos últimos meses, com o aumento da procura de carros eletrificados, que se começou a verificar mais no último ano. Marcas que apostaram fortemente nesta tipologia, como a Renault, BMW e Tesla, lideram o top 3 de veículos eletrificados mais procurados. Ao mesmo tempo, mantém-se a escassez de oferta que deriva da insuficiência de produto ao nível de novos, em todos os segmentos, não existindo reposição dos usados e transformando alguns hábitos de procura dos compradores», explica Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.

Paralelamente, o gasóleo e a gasolina continuam a ser das tipologias de combustível mais procuradas no mercado de usados (64% e 25%, respetivamente), no entanto com cada vez menor interesse por parte do consumidor.

Os veículos elétricos são os únicos que registam aumento de procura em junho face ao ano passado (+52%). No que diz respeito à oferta, verifica-se um decréscimo de -7% face ao período homólogo de 2021. No entanto, esta diminuição é menor do que em relação ao mês de maio (-18%).

Diesel revela decréscimo de -12% da procura face ao ano passado e gasolina desce -10%. Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina e Híbridos a Diesel representam cerca de 10% da procura e 7% da oferta, com ligeira diminuição este mês face ao anterior.
Diesel (64%) e Gasolina (25%) são as tipologias mais procuradas. Em ambos os casos, a procura está abaixo da oferta de anúncios, mas com valores muito aproximados (65% e 27%, respetivamente).

SEGMENTO E MARCA

Em junho verifica-se um decréscimo da procura de forma geral em todos os segmentos face ao período homólogo do ano passado, com exceção dos SUV (+2%). Em relação à oferta, esta apenas cresce nos SUV (+9%) e nos coupé (+3%). Os monovolumes mantêm-se como a categoria com maior decréscimo de oferta (-38%), seguindo-se os pequenos citadinos (-34%) e sedans (-28%), em junho.
SUV (18%), carrinhas (17%), citadinos (16%) e utilitários (16%) são os segmentos mais procurados. Em junho, a oferta supera novamente a procura nas categorias de carrinhas (23%) e SUV (19%), tal como em maio.
A BMW (12,7%) e a Mercedes-Benz (11,3%) são as marcas mais procuradas em junho, bem como as mais anunciadas (12,5% e 12,4%, respetivamente).
No que diz respeito aos carros mais procurados em junho, por intervalo de preços, estes são o Renault Scenic na categoria até 5.000€, o Mercedes Benz Classe C nas categorias dos 5.000€ aos 10.000€ e dos 10.000€ aos 25.000€, além do BMW Serie 5 na categoria dos 25.000€ aos 40.000€. Acima dos 40.000€, o Tesla Model 3 continua a ser o mais procurado.
Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Renault Zoe, o BMW Serie i e o Tesla Model 3.

ANO DE MATRÍCULA

Procura de carros entre 5 a 10 anos cresce de -2% em maio para +9% em junho, face ao ano passado. As restantes categorias continuam a revelar um decréscimo na procura em relação ao mesmo mês de 2021 (entre -7% e -24%). Ainda assim, recupera ligeiramente face aos valores do mês anterior em todos os anos de matrícula, exceto nos veículos até 1 ano que permanece contante (-8%).
A oferta também revela evolução negativa em todas as faixas em junho, face ao período homólogo do ano passado, porém mantem-se estável em relação ao mês de maio. Veículos entre 5 a 10 anos são os únicos que registam um aumento ligeiro da oferta (+3%).
Carros com matrícula de 2015/2016 continuam a ser os mais visualizados em junho (10%), seguidos dos carros matriculados em 2020 (7%).

PREÇOS

A categoria dos 10.000€ aos 25.000€ continua a registar o maior número de visualizações em junho. Esta é a única na qual os anúncios (51%) superam as visualizações (38%).
A escassez de anúncios face a visualizações, em junho, verifica-se nos veículos acima de 40.000€ (11% dos anúncios e cerca de 20% de visualizações), bem como na categoria abaixo de 5.000€ (4% dos anúncios e 10% de visualizações).
A percentagem de anúncios e visualizações é equivalente nas categorias entre 5.000€ e 10.000€ (cerca de 15% de visualizações e 13% de anúncios) e entre 25.000€ e 40.000€ (cerca de 18% para ambos).

PR

 

Interessa-se por Elétricos?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!