Para a maioria de nós, abastecer um carro de combustível ou carregar um veículo eléctrico, é uma tarefa simples. Mas para condutores com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas idosas, esta operação pode constituir uma tarefa difícil.
A pensar nestas situações, a Ford decidiu desenvolver um protótipo de posto de carregamento robotizado que os condutores operam através do seu smartphone a partir do interior do seu veículo eléctrico. A tecnologia permite aos condutores com deficiência permanecer no automóvel enquanto carregam, podendo também sair do veículo enquanto o robô faz todo o trabalho.
Os condutores com deficiência têm bem definida a facilidade de carregamento como um dos fatores decisivos para a compra de um veículo eléctrico. A Ford está a testar o posto de carregamento robotizado no âmbito de um projeto de investigação para o desenvolvimento de soluções de carregamento “mãos livres” para veículos eléctricos e carregamento totalmente automático para veículos autónomos.
Após os testes iniciais em laboratório, os investigadores da Ford estão agora a testar o posto de carregamento robotizado em situações da vida real. Uma vez ativada, a tampa do posto abre-se e o braço de carregamento estende-se até à ficha de entrada de alimentação com a ajuda de uma pequena câmara. Nos testes, os condutores puderam monitorizar o estado da carga através da aplicação FordPass. Após a carga, o braço recolhe novamente para o seu lugar.
No futuro, o posto de carregamento robotizado, feito à medida pela Universidade de Dortmund, na Alemanha, poderá ser instalado em lugares de estacionamento para deficientes, em parques de estacionamento ou em casas particulares. Outras aplicações poderam incluir o carregamento rápido e eficiente de frotas empresariais. A tecnologia poderá também suportar um carregamento mais potente para carregar veículos em menos tempo.
Olhando para o futuro, o processo poderá tornar-se totalmente automatizado, com o mínimo ou nenhum envolvimento do condutor. O condutor simplesmente enviar o veículo para o posto de carregamento, cabendo à infraestrutura assegurar a chegada e regresso do veículo ao seu destino de forma autónoma.
No caminho para a eletrificação
Este projeto de investigação é um complemento do empenho da Ford na eletrificação. Um projeto em formato de acompanhamento do fornecedor da rede de carregamento, a IONITY, procurará melhorar ainda mais o posto de carregamento robotizado.
A Ford está também a investigar soluções de posto de carregamento robotizado em combinação com a Automated Valet Parking, conforme demonstrado no Salão Automóvel de Munique (Alemanha), no ano passado.
A Rede de Carregamento Oval Azul da Ford, em rápido crescimento, proporciona aos clientes o acesso a uma rede de mais de 300.000 postos de carregamento em toda a Europa. Para ajudar os condutores a encontrar estações de carregamento e efetuar o pagamento do carregamento, o Ford Charge Assist pode ser utilizado através do touchscreen do sistema de conectividade e entretenimento Ford SYNC 4. 4 Para clientes de veículos comerciais, a Ford Pro Recarga oferece soluções de carregamento por medida incorporando equipamento de carregamento, manutenção contínua e software de gestão que ajudam a reduzir as demoras com burocracia e aceleram o planeamento dos horários de carregamento.
A Ford juntou-se recentemente a 27 empresas numa petição para que todos os automóveis particulares e veículos comerciais vendidos na Europa sejam zero emissões a partir de 2035, e apelou a maiores objectivos de crescimento da infra-estrutura de carregamento de veículos elétricos na Europa para acompanhar as taxas de crescimento dos veículos elétricos.
A empresa acredita que é necessária uma abordagem unificada que englobe governos, instituições da União Europeia, toda a indústria automóvel, fornecedores de energia, autoridades locais e consumidores para acelerar o desenvolvimento de uma infra-estrutura de carregamento abrangente, facilmente acessível e eficiente em casa, no local de trabalho e em locais públicos.
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