Agora, os veículos ultrapassaram um marco importante – ou seja, serem testados em vias públicas.
As condições adversas nas estradas públicas do norte da Suécia, com gelo, vento e muita neve, tornam o ambiente de teste ideal. No ano passado, a Volvo Trucks apresentou pela primeira vez os seus camiões elétricos a pilhas de combustível. Estes camiões com emissões de escape nulas utilizam hidrogénio para produzir a sua própria eletricidade, tornando-os adequados para missões de transporte mais longas.
Agora, os camiões foram testados na via pública pela primeira vez. Mas não numa via pública qualquer. Para tornar o desafio ainda maior, os testes foram realizados acima do Círculo Polar Ártico, no norte da Suécia – num clima extremamente frio.
"Os camiões estão a operar sete dias por semana e em todos os tipos de clima. As condições adversas nas estradas públicas do norte da Suécia, com gelo, vento e muita neve, tornam o ambiente de testes ideal", afirma Helena Alsiö, Vice-Presidente de Gestão de Produtos de Powertrain da Volvo Trucks. "Tenho o prazer de dizer que os testes estão a correr bem, confirmando os testes que realizámos anteriormente, tanto digitalmente como na nossa pista de testes fechada perto de Gotemburgo."
Os camiões elétricos a pilhas de combustível movidos a hidrogénio serão especialmente adequados para distâncias mais longas e para quando utilizar apenas baterias não é uma opção: por exemplo, em zonas rurais sem infraestruturas de carregamento.
Atualmente, a Volvo oferece a mais ampla linha de produtos de camiões elétricos a bateria da indústria, com seis modelos em produção em série, atendendo a uma grande variedade de transportes dentro e entre cidades. Os camiões elétricos a pilhas de combustível estarão disponíveis na segunda metade desta década. Os testes com transportadores começarão alguns anos antes do lançamento comercial.
Para acelerar o desenvolvimento, o Grupo Volvo uniu forças com a Daimler para desenvolver e produzir sistemas de células de combustível feitos sob medida para veículos pesados.
Já hoje é possível reduzir as emissões de CO2
Para os transportadores que já querem oferecer transporte com emissões de escape zero, a Volvo Trucks oferece atualmente seis modelos elétricos a bateria diferentes, bem como camiões que funcionam com combustíveis renováveis, como o biogás. "Precisamos agir agora para parar o aquecimento global. Independentemente das atribuições de transporte ou de onde nossos clientes estão operando, esperar não é uma opção. Dentro de alguns anos, os nossos clientes poderão eliminar completamente as emissões de CO2 dos seus camiões", afirma Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks.