Trata-se do eCitan que a marca vem agora disponibilizar com dois comprimentos à escolha: a versão compacta de 4498 mm e a versão de 4922 mm. A Tourer para transporte comercial de passageiros, estará disponível inicialmente apenas com uma versão "compacta", ficando a comercialização da versão longa prevista para uma data posterior.
Dependendo do modelo, o alcance operacional é entre 280 e 284 quilómetros de acordo com WLTP (Worldwide harmonized Light-duty vehicles Test Procedure). Esta autonomia, atende às necessidades dos clientes das comerciais pequenas que usam frequentemente os modelos como veículos de entrega e transporte em áreas urbanas.
Nas estações de carregamento rápido, a bateria de 45 kWh é carregada de 10 a 80% SoC (estado de carga) em 38 minutos com o carregador DC de 80 kW instalado. A capacidade de carga e a carga útil são comparáveis às dos modelos Citan de propulsão convencional. Para a van compacta, são 2,9 metros cúbicos e até 544 Kg, para o modelo longo, 3,7 metros cúbicos e até 722 Kg.
Furgão eCitan: Espaçosa e de fácil carregamento
A Mercedes-Benz Vans lançou o novo Citan em setembro de 2021 e tornou-se desde logo popular entre os clientes. Agora é tempo para a nova versão totalmente elétrica, o eCitan, que mantém todas as vantagens da versão equipada com motor convencional, onde se destacam as dimensões exteriores compactas e capacidade de carga, indicadas para a uma utilização na distribuição urbana, serviços e operações de transporte.
A eCitan evidencia-se por uma porta deslizante com abertura ampla e altura de soleira de carga baixa de 57 centímetros que permitem um acesso fácil ao interior e consequentemente ao carregamento do veículo. Como as portas de correr são particularmente práticas em espaços de estacionamento apertados, uma segunda está disponível mediante pedido. O compartimento de carga pode ser facilmente acedido pela traseira. As duas secções da porta traseira podem ser travadas numa posição de 90 graus e giradas para o lado em até 180 graus. Além da divisória fixa (com e sem janela) entre a cabina do condutor e a bagageira, está disponível uma divisória que efetua uma rotação em 90 graus do lado do passageiro da frente para o assento do motorista onde fica travada. O banco do passageiro dianteiro é rebatível. Isso cria uma superfície plana para transportar objetos particularmente longos. O comprimento do compartimento de carga é de 3,05 metros para a versão compacta e 3,41 metros para a versão longa. Um acoplamento de reboque também está disponível.
eCitan Tourer: Para transporte comercial de passageiros
Otimizada para o transporte comercial de mercadorias, o eCitan Tourer é especialista em transporte livre de emissões. O Tourer já tem uma porta traseira com janela traseira e uma segunda porta lateral deslizante como padrão. Alternativamente, também pode ser equipado com portas traseiras. O banco traseiro é rebatível de 1/3 a 2/3. Numerosas opções de arrumação tornam o eCitan Tourer mais fácil de utilizar no dia-a-dia. Opcionalmente, as mesas podem ser rebatidas nos encostos dos bancos dianteiros na parte traseira do eCitan Tourer – úteis como superfície de escrita para passageiros na segunda fila ou para um lanche. Os porta-copos também estão integrados nessas mesas.
Uma tampa do compartimento de carga de peça única protege as cargas no Tourer contra o sol e olhares indiscretos. Pode ser fixado em três posições e guardado atrás do banco traseiro quando não for necessário. A proteção contra bagagem e carga é fornecida pela rede de bagagem, que pode ser ajustado em duas posições, atrás dos bancos dianteiros ou do banco traseiro.