Elétricos
17 fevereiro 2024

Novo Citroën ë-C3 é o elétrico mais acessível do seu segmento

O Citroën C3 é um veículo citadino tão popular que já vendeu na Europa, desde 2002, e no somatório de três gerações de modelos, mais de 5,6 milhões de unidades. É por isso que agora, na hora de revelar a sua eletrificação, a um preço imbatível na categoria- segmento B, a dar ares de SUV ultracompacto -, que a marca do grupo Stellantis acalenta grandes esperanças num percurso muito bem sucedido. “Será um blockbuster”, ou “o lançamento mais importante da década”, atirou o diretor de marketing da Citroën Portugal, Hugo Sequeira.

Acresce tal ansiedade pelo facto de, em apenas 14 dias, o ë-C3 ter recebido 620 pré-encomendas, 38 das quais já foram confirmadas, mesmo que os clientes não o tenham visto fisicamente, pois o modelo só chegará em junho, simultaneamente com as versões a combustão interna - dois motores a gasolina de 75 e 100 cv e um híbrido de 100 cv, estes ainda sem preços definidos. Mas o ë-C3, 100% elétrico, com motor de 83 kW/113 cv (bateria de 44 kWh, de fosfato de ferro-lítio, LFP), com anunciada autonomia máxima de até 320 km em ciclo combinado WLTP. Surgirá equipado com um carregador de bordo monofásico modo 3, Wallbox, com 7 kW e seis metros de comprimento, de série em ambas as versões, e compatível com cargas rápidas DC de 100 kW (estação de carregamento pública). Nesse caso, a passagem de 20% a 80% da sua capacidade faz-se em apenas 26 minutos, período que é de apenas 4 horas e 10 minutos se usada uma wallbox de 7 kW de potência. Para ambas as versões está disponível em opção um carregador de bordo de 11 kW (trifásico), por um PVP de 400€ (IVA incluído).

O ë-C3 surgirá em dois níveis de equipamento, You e Max, respetivamente com os preços de venda de 23.300€ e 27.800€. Valores que a Citroën diz poder proporcionar uma mobilidade elétrica acessível a todos e que seguramente vai agitar o mercado dos EV. “Popular, confortável, simples, sustentável e ousado” foram adjetivos atribuídos ao modelo, já com a nova assinatura e logótipo da marca na face dianteira, com iluminação full LED, com atributos SUV nas cavas das rodas e uma posição de condução mais elevada que nos mais comuns hatchback (+100 mm em relação ao atual segmento B).

Conforto é o ADN da marca

O Citroën sempre foi um carro confortável, atributo no ë-C3 se sente na suspensão e nos bancos com a chancela Citroën Advanced Comfort®. Pela primeira vez no modelo foram instaladas as inovadoras e exclusivas suspensões como equipamento de série em todas as versões do novo ë-C3, com batentes hidráulicos progressivos, dando a impressão que o automóvel desliza quando circula sobre pisos irregulares, pois são utilizados dois batentes em cada canto do veículo, em conjunto com o amortecedor e a mola - em vez de batentes mecânicos -, um para compressão e outro para descompressão (ou ressalto).

Já os bancos, com novo padrão, foram concebidos à medida do automóvel e utilizam espuma adicional para proporcionar uma sensação de acolhimento e mais suavidade.

A Citroën advoga que estabelecer novos padrões ao nível do design de interiores foi um objetivo prioritário. Por isso, apresenta o C-Zen Lounge, um interior inovador, espaçoso e bem equipado, reinventando o painel de instrumentos tradicional.

Tanto o condutor como o passageiro da frente são brindados com uma visão limpa e desimpedida para a frente, como se olhassem através de um amplo arco, graças ao grande para-brisas e ao painel horizontal que se estende graficamente ao longo de todo o veículo, dividido em dois níveis distintos, com os elementos técnicos por cima e uma secção acolhedora em tecido "estilo Sofa Design" por baixo.

O novo ë-C3 utiliza, pela primeira vez, um novo Citroën Head-Up Display que reflete as informações do veículo numa secção preta brilhante entre a parte superior do painel e a parte inferior do para-brisas. Esta solução inteligente garante a não duplicação de informação, como tradicionalmente aconteceria entre um sistema Head-Up Display e o cluster de instrumentos, e assegura que os condutores podem aceder facilmente a todas as informações essenciais de que necessitam, sem ter de tirar os olhos da estrada.

No centro do painel flutua um ecrã de infotainment a cores, de 10,25 polegadas, ligeiramente inclinado para o condutor, enquanto o "My Citroën Play com Smartphone Station", com uma App dedicada, é oferecido como equipamento de série aos proprietários da versão YOU, permitindo-lhes aceder a música, rádio, chamadas e navegação através do seu próprio dispositivo.

Apesar de ser um automóvel relativamente compacto, o novo ë-C3 dá grande importância às opções conectadas de infotainment, todas elas centradas na facilidade de utilização pelos ocupantes, e no acesso rápido a funcionalidades inteligentes e úteis de que os clientes necessitam para viajar facilmente e viver as suas vidas conectadas sem falhas.  

Os comandos instintivos no volante e um botão "Home" em todas as versões asseguram uma experiência sem preocupação para o condutor quando está ao volante.  Estão disponíveis dois níveis de sistema de infotainment: My Ctroën Play com smartphone station, de série na versão YOU. Inclui um suporte para smartphone incorporado que permite aos condutores "acoplar" o seu dispositivo e lançar automaticamente uma nova aplicação dedicada utilizando a tecnologia sem fios. Através desta App, os proprietários utilizam o seu dispositivo para aceder a atalhos para serviços de telefone, rádio, navegação e aplicações de música. Os controlos no volante do ë-C3 garantem que os condutores mantêm as mãos no volante e o botão "Home" facilita a navegação de volta à página inicial da aplicação; My Citroën Drive com touchsreen de 10’’, de série na versão Max.

O ecrã central a cores utiliza uma arquitetura de widgets inspirada nos smartphones para proporcionar acesso através de atalhos virtuais às principais funções de navegação, telefone, rádio, aplicações e multimédia. A capacidade de WiFi permite o espelhamento do smartphone e a compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.

Interessa-se por Elétricos?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!