Elétricos
20 fevereiro 2024

Mobilidade urbana em França com grande apetência pela IVECO Bus

A rede de transportes urbanos de passageiros de França continua a mostrar grande apetência pelos veículos elétricos da IVECO Bus, a ponto da Régie des Transports Métropolitains (RTM) da cidade francesa de Marselha ter feito uma encomenda para o fornecimento de 200 unidades GX 337 ELEC HEULIEZ, enquanto que em Saint-Nazaire, também em França, 40 autocarros BRT elétricos articulados GX 437 ELEC LINIUM serão entregues entre 2025 e 2027. As entregas arrancam com os primeiros 35 veículos previstos para o final de 2024 e os restantes até 2027. Estes veículos fazem parte de uma oferta técnica conjunta com a ABB E-mobility e a Dalkia Electrotechnics, que assegurarão o fornecimento, a instalação e a manutenção da infraestrutura de carregamento.

Os mais recentes sucessos da IVECO BUS em França, com concursos ganhos nas cidades de Marselha e Saint-Nazaire, são uma demonstração perfeita da capacidade do construtor para responder às diversas necessidades dos transportes públicos com a sua extensa oferta de autocarros elétricos. Os operadores de transportes podem escolher entre a sua ampla gama de comprimentos, opções de carregamento, BRT e soluções completas integradas com uma vasta carteira de serviços.

A empresa de transportes públicos de Marselha, Régie des Transports Métropolitains (RTM), vai receber 200 autocarros elétricos ao longo de três anos até 2027, eletrificando um terço da sua frota. Prevê-se que um primeiro lote de 35 unidades esteja a circular na cidade de Marselha até ao final de 2024. Estes novos autocarros juntar-se-ão aos três GX 337 ELEC HEULIEZ que operam há três anos naquela rede de transportes.

A nova geração de veículos escolhida pela RTM será equipada com baterias concebidas pela FPT Industrial, com uma capacidade total de 416 kWh e uma melhoria significativa da autonomia. Os veículos, equipados com barras de tejadilho, podem ser recarregados alternativamente na estação de recolha, ou de forma rápida através de um pantógrafo descendente.

Já Saint-Nazaire vai receber 40 autocarros BRT elétricos articulados equipados com um pantógrafo de carregamento ascendente no âmbito do projeto de eletromobilidade “hélYce+” da cidade. Os veículos entrarão em serviço em duas fases, com uma primeira entrega de 23 unidades a partir de meados de 2025, seguida de mais 17 autocarros a partir de meados de 2027. Todos os veículos beneficiarão de um serviço de manutenção de um ano.

Os GX 437 ELEC LINIUM distinguem-se pela sua forte identidade estética e oferecem um excelente conforto ao condutor e aos passageiros. Podem acolher mais de 140 passageiros a bordo, 36 dos quais sentados, oferecendo um tipo de transporte tranquilo graças à aceleração progressiva, à iluminação ambiente, aos ecrãs de informação e às ligações USB. Estarão equipados com um sistema de câmara traseira que substitui os espelhos retrovisores exteriores tradicionais e novos equipamentos ADAS, em conformidade com os desenvolvimentos dos regulamentos GSR (General Safety Regulation).

A infraestrutura de carregamento será fornecida, implantada e mantida pela ABB E-mobility e pela Dalkia Electrotechnics, tal como previsto na proposta técnica conjunta apresentada pela IVECO BUS com os seus dois parceiros técnicos.

“Estamos muito satisfeitos por Marselha e Saint-Nazaire terem escolhido a IVECO BUS para os seus projetos de eletrificação em grande escala. Isto confirma a aptidão das nossas soluções de mobilidade elétrica para satisfazer as expetativas de descarbonização dos transportes públicos franceses”, afirmou Giorgio Zino, diretor de operações comerciais da IVECO BUS Europa.

PR

Interessa-se por Elétricos?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!