O sistema Michelin TPMS foi concebido para prevenir a má manutenção dos pneus, a qual constitui um dos problemas mais frequentes nos veículos e contribui para os acidentes de circulação.
Com este equipamento "plug&play" são oferecidos sensores TPMS em função do número de rodas do veículo (turismos, 4x4, motos, comerciais, auto-caravanas), que substituem os tampões das válvulas originais. Pode, ainda, ser combinado com um pack para reboque, que inclui quatro sensores adicionais, permitindo, assim, aos condutores supervisionar até oito pneus num mesmo veículo.
Nas palavras de Gary Broadfield, director-geral do grupo Fit2Go TPMS: "Pelas suas características, estamos perante o melhor dispositivo TPMS para o consumidor até à data. E tem, ainda, a vantagem de qualquer pessoa poder instalá-lo em cerca de três minutos, não existem cabos que incomodem no painel frontal, e não há que trocar baterias".
Assim funciona o Michelin TPMS
O sistema sem fios conta com um ecrã LCD alimentado por energia solar, que mostra automaticamente a pressão exacta dos pneus em bar. É instalado no veículo utilizando-se um suporte magnético, não necessita de programação, nem de ligação por cabos, e pode ser facilmente retirado a qualquer momento. Caso o dispositivo detecte que algum pneu tem problemas de perda de pressão, perda rápida de arou aumento rápido da temperatura, habitualmente indicadores de um rebentamento iminente, alertará o condutor e identificará o pneu afectado no ecrã.
A tecnologia "plug&play" proporciona avisos de baixa pressão por meio de um indicador luminoso, que pisca no ecrã a cada 20 segundos caso um pneu tenha uma perda de pressão de 15%. Se a falta de pressão alcançar 25%, o se o pneu tiver um excesso de pressão de 35% ou mais, é adicionado um alerta acústico. Em caso de perda rápida de ar(pelo menos, 0,14 bar por minuto), é emitido um aviso mediante luzes intermitentes acompanhadas de um apito, para indicar ao condutor que deve parar.
O sistema também permite ao condutor verificar a pressão de todos os pneus com o simples pressionar de um botão, e sem necessidade de baixar-se. O sistema inclui, ainda, um modo nocturno exclusivo, que avisa o condutor, antes de partir, se existe falta de pressão em algum dos pneus.
A Fit2Go incorporou neste produto a sua tecnologia patenteada de busca e atribuição, que permite aos condutores ligarem-se a um reboque ou a uma caravana com sensores TPMS do mesmo tipo sem necessidade de ter que realizar uma reprogramação. Também é possível instalar sensores adicionais em veículos comerciais ligeiros com rodados duplos no eixo traseiro, o que garante a monitorização de todos os pneus.
A falta de pressão nos pneus é um problema global, que faz aumentar o consumo de combustível, as emissões de CO2e as distancias de travagem, leva a um comportamento dinâmico menos preciso do veículo e aumenta o risco de aquaplaning. Também reduz a duração dos pneus, aumentando o desgaste do piso e tornando-os mais susceptíveis a danos e a eventuais perdas rápidas de pressão.
Nos veículos rebocados, como caravanas, a falta de pressão pode ser especialmente perigosa elevar à perda do controlo do veículo, mesmo para aos condutores mais experimentados, com consequências potencialmente catastróficas.
Alguns dados sobre a pressão dos pneus
- Geralmente, um pneu que circule com una falta de pressão de 20%terá uma duração 20% menor. Tal significa uma perda de cerca de 8000 km num pneu que ofereça uma quilometragem potencial de 40000 km
- Pneus com uma falta de pressão em torno de 1 bar provocam um maior consumo de combustível.
- Conduzir com pneus com pouca pressão reduz a sua duração e provoca uma deterioração que pode resultar numa rápida perda de pressão. Uma falta de pressão de 0,5 bar ou mais é considerada perigosa
- O veículo torna-se menos preciso caso os pneus tenham pouca pressão. Uma curva que possa ser efectuada a 100 km/h com uma pressão nos pneus de 2 bar, poderá ser descrita apenas a 87 km/h caso a pressão seja de 1 bar
- Se a pressão dos pneus estiver 30% abaixo da recomendada, o risco de aquaplaning aumentará consideravelmente
- A distância de travagem típica para passar de 90 km/h a 70 km/h é de 40 m com2 bar, e aumenta perto de 5 m caso a pressão seja de 1 bar
PR