Lubrificantes
18 janeiro 2024

WOLF OIL: A capacidade de antecipar o futuro

Ser uma empresa independente num mercado tão competitivo como o dos lubrificantes, concorrendo com multinacionais da indústria, não é fácil. A não ser que se chame Wolf Oil, fundada em 1955. Razão pela qual é um orgulho ser um ´jogador puro´ em tal indústria, com todo o negócio dedicado exclusivamente ao fabrico de lubrificantes. Esse foco inabalável é o que permite à empresa poder dizer, com toda a propriedade, que detém uma posição de liderança no mercado. Explica a Wolf Oil: “Como uma empresa familiar que somos, escutamos de perto as necessidades específicas dos nossos clientes, oferecendo um nível de atenção personalizada que empresas maiores talvez não proporcionem. Essa combinação de especialização e personalização destaca-nos como um forte diferencial no setor.”

A Wolf Oil passou por uma evolução contínua desde o nascimento. Nos primeiros anos, o foco principal era expandir a capacidade de produção, o que eventualmente levou à criação das atuais instalações. Expansões substanciais da fábrica ocorreram em 1988 e 1989. Em 1995 fez a transição para a mistura automatizada, impulsionando significativamente a capacidade de produção. Em 2012 introduziu a marca registada Wolf Lubricants. E a partir de 2014 investiu forte na força de trabalho, em participação de mercado e expansão internacional. É por isso que, refletindo sobre os humildes começos em 1955, diz-se orgulhosa de ser um dos fabricantes independentes de lubrificantes mais robustos da Europa, vendendo uma vasta gama de produtos que cobre vários segmentos e aplicações, em mais de 120 países ao redor do mundo.

Poder de antecipação

Com 68 anos de atividade, é de esperar suficiente experiência, conhecimento e expertise para ter uma palavra a dizer no mercado... “Seguramente, pois esta é uma indústria que está em constante evolução. Permanecer relevante nesse campo não se trata apenas de acompanhar as tendências atuais, mas também de antecipar o que está por vir. É a nossa experiência de muitos anos que nos concede esse poder. Fomos adquirindo um profundo entendimento da evolução do mercado e das diferentes necessidades de lubrificação em diversas regiões e segmentos de clientes. Hoje estamos posicionados como uma marca premium de lubrificantes, reconhecida por criar formulações inovadoras que atendem às mais variadas solicitações. Reconhecemos, também, a importância de oferecer um forte suporte aos nossos parceiros enquanto procuram expandir os seus negócios de lubrificantes. Esse entendimento levou-nos a desenvolver uma sólida capacidade para lhes fornecer, de forma abrangente, suporte técnico e comercial de qualidade”, destacam os responsáveis pela empresa.

[Sobre o lema] “Suficientemente grandes para cumprir, suficientemente pequenos para nos preocuparmos, para a Wolf Oil é o que melhor sintetiza as qualidades únicas da empresa familiar. “Se, por um lado, mantemos a abordagem pessoal e orientada para a família que muitos clientes apreciam, o que nos torna ágeis e flexíveis para atender às suas necessidades individuais, por outro experimentamos um crescimento significativo. Apesar de tal expansão, conseguimos manter a capacidade de lidar com uma ampla gama de solicitações e de executá-las em grande escala.”

Investigação e desenvolvimento

A Wolf Oil tem a marca ativa em 120 países, com mais de 450 produtos em portfólio. Para isso é necessário muita investigação que conduza ao desenvolvimento de produtos.

Desde o início, a empresa entendeu o quão crucial é investir em Investigação e Desenvolvimento (I&D) e ter os seus próprios especialistas. Investiu recursos nessas áreas e daí resultou um laboratório interno, controle de qualidade rigoroso e uma equipa qualificada de especialistas com sólidos conhecimentos técnicos. Sublinha a empresa que outra vantagem é operar em uma única unidade de produção, permitindo que os especialistas supervisionem cada etapa do desenvolvimento do produto, garantindo qualidade consistente em todas fases. Para além de formar parcerias especiais com empresas de aditivos, o que lhe garante acesso às últimas tecnologias e formulações. Além da I&D, a Wolf Oil investiu em equipas locais, tanto na Bélgica quanto no exterior, o que lhe proporcionou insights únicos sobre as diferenças regionais, que a equipa de I&D utilizou para criar produtos personalizados e avançados.

WRC como banco de ensaio

A associação ao World Rally Championship (WRC) é uma mais-valia para o incremente do conhecimento técnico da empresa, e é tido como um banco de ensaio de alto nível. Sustenta a Wolf Oil que especialmente através da parceria técnica com a Júnior WRC está em condições de explorar e desenvolver lubrificantes inovadores que desbloqueiam novas tecnologias. Essa estreita colaboração com os parceiros é a plataforma ideal para levar os fluidos da próxima geração da pista para a estrada e oferece uma excelente oportunidade para aumentar o reconhecimento da marca, o que a posiciona como um fabricante de lubrificantes confiável.

Com as normas europeias anti-poluição cada vez mais rígidas, os produtos da Wolf Oil bag-in-box constituem um passo em frente no que se refere às preocupações ambientais e com a sustentabilidade. A Wolf Oil sublinha que, uma vez ciente das preocupações ambientais e da crescente necessidade do consumidor por soluções mais sustentáveis, já se antecipara a tomar medidas, entre outras, na própria unidade fabril, na instalação de painéis solares e pela redução de resíduos. Além disso, fez investimentos substanciais no desenvolvimento de produtos, como é disso exemplo o bag-in-box, uma gama híbrida aprimorada, e uma nova linha de produtos dedicada a veículos elétricos. O bag-in-box em si ajuda a reduzir o desperdício em 90%, o que é uma grande evolução. Atualmente, a Wolf Oil dispõe de 21 produtos para carros de passageiros compatíveis com o bag-in-box e tem ainda como expandir essa linha para o futuro.

Inovações para pesados

Quanto aos veículos pesados, a Wolf Oil continua a lançar soluções inovadoras de baixa viscosidade que abordam um dos maiores, a economia de combustível e as emissões de CO2, dando como exemplo o mais recente OFFICIALTECH 5W-30 UHPD, tido como um bom testemunho desse compromisso, perfeito para aplicações pesadas em estrada e off-road que exigem eficiência de combustível, emissões reduzidas, alto desempenho e proteção do motor. Outra vertente são os biolubrificantes para veículos pesados, investimentos que irá intensificar, pois são soluções sustentáveis que capacitam os parceiros a permanecer na dianteira num cenário em constante evolução.

Uma vez que a mudança para uma maior eletrificação da frota global de veículos está em aceleração exponencial e embora hoje em dia mais carros com motores de combustão interna ainda sejam vendidos em comparação com os veículos elétricos, essa proporção está progressivamente a mudar.

Não obstante, a Wolf Oil diz estar a preparar terreno para a mobilidade elétrica do futuro e os esforços nessa direção têm sido focados principalmente no segmento de carros de passageiros. Recentemente, a empresa lançou a linha ELECTRUM, uma gama de fluidos de transmissão, massas e líquidos de arrefecimento dedicados a atender as gerações presentes e futuras de veículos elétricos.

OFFICIALTECH 5W-30 UHPD LS é o preferido dos portugueses

O produto da Wolf Oil mais vendido no mercado português é o OFFICIALTECH 5W-30 UHPD LS, totalmente sintético, que incorpora avançados aditivos redutores do desgaste - ACEA E8/E11 Low SAPS. Tais aditivos foram projetados para combinar um desempenho estável do óleo com uma excelente proteção do motor, ampliando os intervalos de troca sem comprometer, a qualquer momento, a proteção do motor. Por essa razão, é o lubrificante do motor preferido dos portugueses.

E o que se pode esperar, a breve prazo, da Wolf Oil? Acima de tudo, e como marca progressista com uma visão clara para o futuro, as expetativas da companhia incluem a expansão da presença global, com ainda mais diversificação da linha de produtos e garantir mais aprovações de OEM. Ao mesmo tempo, a Wolf Oil conta aumentar a expertise interna e intensificar as ativações da marca. O objetivo final é estabelecer a marca como um nome familiar a todos os clientes em todo o Mundo, e ao mesmo tempo estar em condições de fornecer, de forma consistente, valor acrescentado em todos os pontos da cadeia de fornecimentos, permitindo que os parceiros da marca mantenham uma vantagem competitiva. 

Interessa-se por Lubrificantes?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!