Combustíveis
19 março 2021

Biometanol no noroeste de Itália

 

A colaboração entre a IVECO, a ENGIE e a VULCANGAS alcançou um marco importante, apenas um ano após a inauguração do posto de abastecimento da Strada delle Cascinette, em Turim, que se tornou no primeiro posto de abastecimento do Noroeste de Itália a fornecer biometanol (BioGNL e BioGNC), um combustível 100% verde e produzido em Itália.

O biometanol disponível no posto de abastecimento é produzido numa fábrica localizada na província de Lodi, onde é purificado e liquefeito. Ao fornecer este combustível renovável, o posto de abastecimento (registado na GSE, entidade nomeada pelo Governo italiano para as questões da sustentabilidade ambiental), torna-se no último elo de uma cadeia de abastecimento de energia 100% verde.

Thomas Hilse, Presidente da Marca IVECO, declarou: “Os transportes zero emissões já chegaram. Com o IVECO S-WAY NP, temos a tecnologia para o conseguir e, a partir de hoje, também temos aqui o fornecimento de biometanol. A produção e fornecimento deste combustível renovável está a crescer rapidamente, sendo que mais postos de abastecimento como este entrarão brevemente ao serviço. O processo está a acelerar e, muito em breve, em Itália, poderemos circular totalmente sem emissões graças ao GNL”.

Inaugurado em Fevereiro de 2020, o posto de abastecimento tem uma superfície de 5.000 m2, localizando-se nas instalações industriais da CNH Industrial, na Strada delle Cascinette. Trata-se de uma zona estratégica a leste de Turim, no cruzamento da rede de transportes – auto-estradas e estradas circulares – e adjacente à sede da IVECO Orecchia, Concessionário IVECO que serve a Província de Turim e o Vale de Aosta.

O posto de abastecimento destina-se principalmente a veículos pesados e tem dois pontos de abastecimento de GNL (Gás Natural Liquefeito) e quatro dois pontos de abastecimento de GNC (Gás Natural Comprimido), bem como um ponto de carga para veículos eléctricos, alimentado por um sistema fotovoltaico montado no telhado do edifício.

Em comparação com o gasóleo, GPL ou combustíveis tradicionais, o GNL reduz as partículas em suspensão (PM) em 95% e o dióxido de azoto (NO2) em 90%, também reduzindo significativamente as emissões de CO2. O biometanol é um combustível desprovido de carbono e praticamente sem impacto ambiental.

O primeiro reabastecimento com bioGNL na zona de Piemonte – agora possível graças à participação activa de toda a cadeia de abastecimento – foi transmitido em video streaming para um evento virtual que contou com a presença de Fabrizio Buffa, Diretor de Propulsões Alternativas da IVECO para o Mercado Italiano, Matthieu Bonvoisin, Director da Linha de Negócios de Aquecimento e Energia da ENGIE Itália e Andrea Bosi, Gestor de Grandes Contas da Vulcangas. O IVECO S-WAY NP aí abastecido com bioLNG foi uma unidade de demonstração fornecida pela IVECO Orecchia, e está disponível para testes com clientes utilizando o combustível 100% verde em estrada.

Durante o evento, organizado em colaboração com o CIB - Consorzio Italiano Biogas (Consórcio Italiano de Biogás), os três parceiros participaram num webinar subordinado ao título “A transição energética continua: O primeiro passo é o bio-metano”, centrado no futuro deste combustível renovável – e o Bio-GNL em particular – e no desenvolvimento de novas estratégias, destinadas a melhorar a sustentabilidade do sector dos transportes.

PR

Interessa-se por Combustíveis?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!