A Euromaster, rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos, registou em 2023 um aumento da sua quota de mercado, terminando o ano com mais de 10% nos veículos ligeiros e mais de 15% nos veículos industriais (camiões), o que reforça a sua liderança. Tudo isto com uma consolidação da rede na Península Ibérica, que agora totaliza 524 oficinas, das quais 88 localizadas em Portugal, enquanto as restantes estão divididas entre Espanha e Andorra. A nível europeu, a Euromaster aumentou a sua área geográfica em 20% nos últimos quatro anos, ultrapassando as 2.700 oficinas em 18 países da Europa.
Como parte do desenvolvimento da empresa, foram alcançados vários marcos em 2023. Em primeiro lugar, a consolidação do modelo de franchising, com a Euromaster a atingir 409 centros abertos na Península Ibérica (88 oficinas franchisadas em Portugal e 321 em Espanha). Em segundo lugar, a criação de um marketplace ou ferramenta digital, que está a centralizar a gestão de compras de todas as peças sobressalentes e pneus, trazendo eficiência e competitividade a todas as oficinas da rede.
Por outro lado, a Euromaster continuou a sua aposta na digitalização como elemento diferenciador da rede. De facto, os canais digitais estão a tornar-se uma importante fonte de tráfego para as oficinas. Vale a pena recordar que 80% dos clientes que entram num centro Euromaster chegam através da Internet. O ano de 2023 foi também aquele em que a Euromaster continuou a apostar na formação dos colaboradores de toda a rede, uma vez que se trata de uma profissão "viva" que deve adaptar-se continuamente aos novos conhecimentos e competências exigidos não só pelos veículos elétricos, mas também pelos veículos incluídos na nova mobilidade (bicicletas elétricas, scooters e trotinetes).
Objetivos para 2024
O exercício de 2024 será fundamental para avançar para o objetivo de atingir 600 centros na Península Ibérica até ao final de 2026. Um número que permitiria à rede Euromaster cumprir um dos seus principais objetivos: prestar serviço a 75% da frota de veículos ligeiros em circulação e a 80% dos camiões. Este ano, a Euromaster continuará também a apostar no crescimento de novas fórmulas de mobilidade, como os veículos elétricos, incluindo as bicicletas e as trotinetes, estas últimas com um papel cada vez mais importante, sobretudo em meio urbano. Tudo isto faz parte da sua filosofia “One Stop Shop", que permite e qualifica todas as oficinas da rede para prestar serviços para qualquer tipo de mobilidade. E não só o tipo de veículo, mas também os serviços que cobrem a utilização e não a propriedade do automóvel, como o leasing, que está cada vez mais concentrado. Aqui, a capilaridade geográfica da Euromaster é estratégica e, por sua vez, um importante gerador de tráfego para as oficinas.
Em termos de franchising, a empresa concentrar-se-á em continuar a aumentar a proposta de valor para os seus franchisados, apoiada por uma transformação operacional que permitirá à rede ser mais eficiente e estar mais próxima destas empresas. Segundo Francis Ferreira, CEO da Euromaster, "em 2024, temos de continuar a trabalhar na nossa mudança organizacional a pensar nas pessoas (melhor conciliação, proximidade, evitar deslocações...), bem como continuar a prestar um melhor serviço aos nossos franchisados, com os quais continuaremos a caminhar lado a lado. Tudo isto em linha com o nosso objetivo principal: trabalhar para as pessoas. O esforço de toda a equipa permitir-nos-á continuar a ser a rede de oficinas mais valorizada pelos clientes, especialmente pelo profissionalismo de todos os profissionais que fazem parte da família Euromaster."
PR