Modos Suaves
07 janeiro 2022

FPCUB expressa preocupações na mobilidade urbana de bicicletas

No âmbito da campanha para as próximas eleições legislativas, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) reuniu com diversos partidos candidatos ao ato eleitoral, para apresentar propostas que gostaria de ver presente no próximo programa de governo.

A federação entende que o urbanismo sustentável engloba questões de redesenho e ordenamento do espaço público e que as cidades do futuro estão a caminhar para que os seus residentes possam ter à sua disposição formas de aquisição de bens e serviços que se consigam fazer a pé ou de bicicleta, com facilidade, contribuindo assim para uma política urbana pedonal e ciclável.

Assim, considerando que a utilização da bicicleta traz benefícios para o cumprimento da agenda 2030, que não deve ser descurada, a FPCUB afirma que "não podemos negligenciar igualmente as metas traçadas para a neutralidade carbónica para 2050, para o qual o uso de transportes não poluentes pode ser parte da solução, sendo a bicicleta o único modo de transporte com zero emissões de CO2, para além da deslocação pedonal".

Deste modo, para que os objectivos sejam alcançados "é de elevada importância que os partidos políticos compreendam que para que esta mudança seja atingida é necessário encontrar alternativas nas políticas, partindo do poder central mas de forma sincronizada com os municípios e também juntas de freguesia. Para que os cidadãos considerem cada vez mais a bicicleta apelativa como meio de transporte principal é necessário que se promova uma infraestrutura integrada. As políticas para a mobilidade pedonal e ciclável estão timidamente a iniciar um caminho que deve ser mais veloz. Apelamos aos decisores políticos para que não dispensem a este tipo de mobilidade nem uma intervenção mais célere de acordo com as mudanças que o planeta nos exige a todos.

A FPCUB sinaliza as medidas na área da mobilidade ativa (ciclável e pedonal) e do uso dos transportes públicos enviadas aos partidos, que considera de elevada importância e cuja discussão gostaria de ver presente nas eleições legislativas 2022".

Leia AQUI as propostas apresentadas.

Autor
Interessa-se por Modos Suaves?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!