A areia usada no processo de fundição de peças para os camiões da Scania está a ser reutilizada como argamassa pela produtora de materiais de construção Weber Saint-Gobain, quando antes era conduzida para aterro. Desta forma, a economia de materiais virgens aumentará a circularidade dos recursos em ambas as empresas.
O objetivo da Scania é impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável, e uma parte fundamental disso é a adoção de modelos de negócios circulares, maximizando o uso dos recursos existentes e minimizando o desperdício. Os produtos da Weber são compostos principalmente de agregados naturais, ou seja, areia virgem e cascalho, recursos acessíveis, mas finitos, e a empresa tem dedicado muitos anos à procura de substitutos para a areia virgem para estabelecer uma economia mais circular e diminuir o impacto ambiental.
A colaboração com a Weber significa que a areia usada da fundição da Scania, na ordem das 20 mil toneladas, é transportada para o fabrico de argamassa. "Ser eficiente com os recursos limitados que temos na Terra e prolongar sua vida útil é uma forma de diminuir o impacto no meio ambiente. A reutilização das grandes quantidades de areia que são utilizadas na fundição de componentes do motor é uma das muitas ações que permitem à Scania manter-se na liderança da transição para transportes sustentáveis", afirma Fredrik Nilzén, diretor de Sustentabilidade da Scania.
Os transportes já começaram e, em 2025, cerca de 20.000 toneladas de areia serão transportadas nos 150 quilómetros entre as unidades fabris da Scania em Södertälje e da Weber Saint-Gobain, em Vingåker, o equivalente a três camiões totalmente carregados todos os dias. Todos os transportes são cargas de retorno de Estocolmo, tendo um impacto climático positivo, pois os camiões voltariam vazios.
A cooperação significa que menos areia virgem deve ser extraída. O impacto ambiental positivo é imediato. "Com a areia da Scania, diminuímos o uso de areia virgem em 30%, e o potencial é ainda maior. A ambição é ter substituído toda a areia virgem em nossos produtos por agregados alternativos até 2035", diz Anders Anderberg, diretor de P&D da Weber Saint-Gobain.
A Scania tem um histórico de colaboração com outros players inovadores e acolhe iniciativas em que a empresa pode trabalhar em todos os setores. "Nossos valores são compartilhados por muitos, e a oportunidade de aproveitar a experiência uns dos outros para criar uma sociedade que beneficie a todos não deve ser desperdiçada", diz Nilzén.
PR